Uma pesquisa de mais de 10 anos...


Jornal A Crítica de 29 de setembro de 1998.
Acervo: Evany Nascimento

As postagens deste mês de outubro do blog PANEIRO, especial de aniversário de Manaus, são um pouco do resultado de pesquisas que venho realizando há mais de 10 anos, sobre os espaços públicos do Centro Histórico de Manaus.

No dia 29 de setembro de 1998, o Jornal A Crítica em seu caderno Criação, publicava uma página sobre a pesquisa Inventátio e Catalogação de Obras de Arte em Logradouros Públicos do Centro Histórico de Manaus. Esta pesquisa foi desenvolvida por mim, com a orientação da professora Luciane Páscoa. Fizemos o trabalho em um ano, 1997-1998, na Universidade Federal do Amazonas, com bolsa do CNPq - PIBIC.


Jornal A Crítica de 29 de setembro de 1998.
Eu e a professora Luciane Páscoa, orientadora da pesquisa.
Acervo: Evany Nascimento
O trabalho foi caminhar pelas ruas e praças do Centro Histórico de Manaus e catalogar todos os objetos artísticos entre obras pictóricas (painéis e conjunto pictórico) e tridimensionais (máscara, cabeça, busto, herma, estátua sagrada, alegoria, elemento arquitetônico, fonte decorativa, monumento e grupo escultórico). O resultado da pesquisa foi 77 peças catalogadas, com descrição, pesquisa histórica e apreciação estética.


Jornal A Crítica de 29 de setembro de 1998 - detalhe do quantitativo de obras por praças.
Acervo: Evany Nascimento
A pesquisa de iniciação científica que começou ainda na graduação de Licenciatura em Educação Artística, como projeto de iniciação científica, seguiu pela especialização de História e Crítica da Arte, em 2000. Na especialização o trabalho foi ampliado e ganhou um descritivo das obras e praças: Obras de Arte em Logradouros Públicos do Centro Histórico de Manaus. Nesta etapa da pesquisa, segui com a orientação da professora Luciane Páscoa, no curso oferecido também pela Universidade Federal do Amazonas.

A paixão pelo trabalho com as esculturas, espaços públicos e centro histórico foi aumentando. Em 2003 eu defendia a dissertação de mestrado Patrimônio e Memória da Cidade: Monumentos do Centro Histórico de Manaus, sob a orientação do historiador professor Luiz Balkar, também na Universidade Federal do Amazonas. Nesta etapa nós selecionamos os monumentos escultóricos do Centro para uma pesquisa mais aprofundada: Monumento à Cidade de Manaus (Obelisco), Monumento à Tenreiro Aranha, Monumento à Nossa Senhora da Conceição e Monumento à Abertura dos Portos.



Relatórios da pesquisa iniciada em 1997.
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Neste momento sigo desenvolvendo uma tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Design na PUC-Rio, sob a orientação do arquiteto professor Otávio Leonídio Ribeiro. Trata-se da pesquisa sobre os discursos do patrimônio em Manaus, a partir de leis e decretos, periódicos, livros, música... O tema tem foco no projeto de tombamento do Centro Histórico de Manaus pelo Iphan e as modificações operadas neste espaço da cidade em decorrência deste tombamento e de outras leis estaduais e municipais. E por estar sendo realizado em um programa de pós-graduação em Design, estou trabalhando a relação desse patrimônio com o design urbano.

A cidade é apaixonante! Há tanta coisa ainda para pesquisar... Devo continuar, pelo menos, pelos próximos 10 anos.


Comentários

  1. Acho muito interessante seu blog, sempre que leio sinto-me renovada...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joyce!
      É muito bom compartilhar coisas e saber que as pessoas estão acompanhando. Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário