Hermes, o Mensageiro


Hermes - Praça da Polícia
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.
Continuando com o tema mitológico presente na Praça Heliodoro Balbi, conhecida popularmente como Praça da Polícia, hoje apresento Hermes. Para os gregos Hermes é o Mensageiro dos Deuses, por isso a presença das asas nos tornozelos e um capacete alado. Como representação simbólica Hermes é o movimento, a passagem, a mudança de estado, as transições e os contatos com elementos estranhos, como cita o historiador francês Jean-Pierre Vernant.

Para os romanos Hermes corresponde a Mercúrio, Deus do Comério, pois as palavras comércio, mercado e mercenário derivam do latim merx (mercadoria), da mesma forma que Mercúrio. Por isso o deus alado protegia os negócios e os lucros, representando para a mitologia romana o deus das mercadorias e dos mercadores.



Hermes - Praça da Polícia
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Nosso Hermes é uma peça em ferro fundido, com pedestal também em ferro e base em alvenaria, também veio da França, assim como as esculturas da Diana Caçadora e da Ninfa.  O conjunto faz parte dos projetos de embelezamento da cidade de Manaus no período da Belle Époque, quando os jardins franceses inspiravam a concepção de espaços públicos. Esta concepção da Praça da Polícia como jardim data de 1906.



Hermes - Praça da Polícia
Foto: Evany Nascimento, maio 2012.


Comentários