Têmis, a Deusa da Justiça


Têmis - Deusa da Justiça
Fonte: http://jaquelinemanchesky.blogspot.com.br/2010/09/encontro-de-massas-pensantes.html
 Continuando sobre as esculturas femininas que habitam o Centro Histórico de Manaus, vamos nos concentrar agora na Têmis, a deusa da Justiça que faz parte da composição da fachada do prédio do Palácio da Justiça, uma das construções monumentais do período da borracha. Localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, uma das principais vias do Centro, faz composição com o Teatro Amazonas.

"A Justiça - Esta alegoria apresenta a ideia personificada, em imagem similar à da Imperatriz, em atitude frontal e simétrica (símbolo do exato equilíbrio bilateral), com túnica vermelha e manto azul. Segura numa das mãos a balança (peso do bem e do mal, equilíbrio) e a espada (decisão psíquica, palavra de Deus) na outra. Seu trono é estável e maciço como o do Imperador. Uma coroa com florões  em forma de ferro de lança arremata a cobertura de sua cabeça, completando a figura alegórica. Astronomicamente, a Justiça é Astreia. Em sentido afirmativo, este arcano é harmonia, regra de conduta, firmeza; em sentido negativo, restrição, minúcia, sutileza."
(Dicionário de Símbolos - Juan-Eduardo Cirlot)


Têmis - Deusa da Justiça
Fonte: http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/2011/09/centro-cultural-palacio-da-justica.html
 Ao contrário da descrição do que é comum como representação desta alegoria, a nossa Justiça é diferenciada. Não está necessariamente em um trono, mas está sentada. Olha sutilmente para o lado esquerdo; não está com os olhos vendados e apoia nas pernas uma balança que também pende para o lado esquerdo, em descanço. Na sua mão direita segura uma espada. Esta escultura em cimento, segundo consta em relatórios antigos, foi modelada em 1898, e harmoniza com a fachada do prédio. Há detalhes interessantes como a ondulação dos cabelos e o panejamento, assim como a delicadeza das mãos que seguram os objetos.


Parte da fachada do Palácio da Justiça com Deusa Têmis
Foto: Armando Cajueiro, 2000.

Fachada do Palácio da Justiça
Fonte: http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/2011/09/centro-cultural-palacio-da-justica.html


Comentários

  1. Soube que foi uma pessoa injustiçada que doou para o palácio em controvérsia ao crime mal judiado

    ResponderExcluir

Postar um comentário