Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diana, a Caçadora



Diana Caçadora - Praça Heliodoro Balbi
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

A Diana Caçadora é o centro da temática mitológica presente na Praça Heliodoro Balbi ou Praça da Polícia, no Centro Histórico de Manaus. Trata-se de uma escultura em ferro fundido, como todas as outras do grupo. As informações na base da escultura comprovam que também foi feita na França: Val D´Osne - 58 Bº Voltaire Paris.

Na mitologia grega Diana é filha de Latona e Júpiter e irmã gêmea de Apolo. Por testemunhar as dores do parto, pediu e obteve de seu pai a permissão de guardar uma virgindade perpétua. Armada de arco e flexa e acompanhada por um cortejo de ninfas, é a rainha dos bosques. Sua atividade favorita é a caça; acompanhada de cães, converte-se numa perseguidora noturna. Na arte grega, propriamente dita, ela é identificada como Ártemis e é vista com roupas de caça, os cabelos amarrados para trás, o vestido arregaçado com uma segunda cintura, a aljava ao ombro, um cão a seu lado e um arco retesado com o qual arremessa uma flecha.


Praça da Polícia com Diana
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

A nossa escultura da Diana Caçadora tem feições sérias, masculinizadas, olha por sobre o ombro direito, talvez mirando sua presa, pois o braço direito alcança uma flecha. O braço esquerdo está segurando os chifres de um cervo que luta para se soltar. Usa vestido de tecidos soltos amarrados acima da cintura e uma sandália. Trata-se de uma réplica de uma cópia romana que está no Museu do Louvre, que foi feita a partir de um original grego.

Diana Caçadora no Museu do Louvre
Fonte: http://www.trekearth.com/gallery/Europe/France/North/Ile-de-France/Paris/photo949873.htm 


Nenhum comentário:

Postar um comentário