Ao Mestre Anderson Matos

"Siga a estrada de tijolos amarelos."
O ícone de Anderson Mattos

Anderson Mattos é uma dessas pessoas que constrói uma estrada de tijolos amarelos por onde passa. Seja com um grupo espírita, com educadores indígenas, educadores à distância mediados por uma televisão... seja com educadores mirins num bairro segregado da zona leste de Manaus. Anderson Mattos chega e mostra que é possível sonhar e realizar! A criatividade parece que flui dos seus poros como se fosse mágica. Mas, não é. Anderson pesquisa, trabalha de sol a sol, de chuva a chuva. Cria... recria... inventa e se reinventa sempre.

Tive o prazer de conhecê-lo em 2003 e de trabalhar com ele em projetos pedagógicos e produções musicais. A partir daí, não parei de me surpreender com seu potencial criativo e suas ideias mirabolantes que conquistam sempre. Um pedagogo como ainda não conheci outro. Porque sua formação acadêmica não resume sua prática profissional. Anderson tem mil habilidades: escreve roteiros, cria figurinos e cenários, dirige, atua... produz trabalhos artesanais, vídeos, forma outros educadores... coordena projetos... É um profissional super ultra mega multidisciplinar! De uma visão crítica aguçada e de uma sensibilidade ímpar, Anderson é uma criatura fantástica!

Estar com ele, seja para uma conversa ou para a realização de um projeto, significa se surpreender e aprender. Não porque somos românticos ou idealistas mas, porque olhar para o mundo, vê-lo problemático e perceber possibilidades de mudança, é o que move um educador.

Que muitas estradas de tijolos amarelos sejam construídas pelos caminhos desse mestre. Quisera ter a poesia em palavras como saltam quando ele escreve, e poderia dizer mais da minha admiração e gratidão.

Obrigada, Anderson Mattos, pelas lições de sensibilidade e humanidade!
Você é o nosso "Mágico de Oz!"

Carinhosamente,
Evany
* "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos". - Shakespeare *


Este texto foi inicialmente escrito em outro blog, e obteve comentários. Estou transcrevendo abaixo.

Oi Evany
Me emocionou a maneira como você descreveu o Anderson. Amiga dele há quase dez anos e,
colega de trabaho por um tempo igual, posso ratificar tudo o que você contou sobre esse "menino" sensível,competente,amigo e carinhoso.
Esse é o nosso Andinho. É uma honra tê-lo no
rol dos amigos mais queridos. Bjs nos dois
Cleuza Ramos
Porto Alegre- RS

Comentários