História do Amazonas - Pontes Filho



Gosto da proposta dos livros do Pontes Filho porque são muito didáticos, cheios de imagens e textos complementares como músicas e poesias, o que dá à obra uma característica complexa como é o conhecimento. Vejo uma teia de relações que Pontes Filho consegue estabelecer nas suas obras. Isso é importante para o leitor porque estimula a curiosidade e a pesquisa.

História do Amazonas foi publicado durante a 1ª Bienal do Livro Amazonas, dia 28 de abril de 2012.

Informações da orelha do livro:
" História do Amazonas é uma obra elementar para reflexão sobre o processo de formação social, econômica e política do atual Estado do Amazonas.
Percorreu-se nessa narrativa os principais cenários e contextos da composição histórica do Amazonas, recontando a dinâmica da ocupação do território, da conquista e colonização lusitana, dos movimentos nativistas e do processo de integração imperial e republicana do Amazonas ao Brasil até os dias atuais.
É uma obra leve, direta, ilustrada e clara, feita com o intuito de colaborar para formar e informar ao público que se lança ao contato com a história amazonense. Nela há mapas, poesias, imagens, textos complementares, questões de História do Amazonas, cronologia e bibliografia geral."

"Pontes Filho é bacharel em Ciências Sociais e Direito, professor, pesquisador e escritor na área de Ciências Sociais. Há quase vinte anos atua em programas de formação de valores humanos, ministra aulas de disciplinas de formação para a cidadania, bem como aulas de história regional, Teoria Geral do Estado, Teoria Geral do Direito e Direito e Cidadania. É autor de outros livros, dentre os quais se destaca, além deste, a obra "Amazonas: a história de suas gentes".

Pontes Filho autografando o meu exemplar.

PONTES FILHO, Raimundo Pereira. História do Amazonas. Manaus: Editora Cultural da Amazônia, 2011.

Comentários

  1. Olá, gostária de saber qual a mais nova edição publicada do livro, pois tenho interesse em adquirir-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cléia. Que bom que se interessou pelo livro! Vai gostar muito! Esta é a primeira edição. Você pode entrar em contato para verificar a disponibilidade. Não sei te informar agora onde encontrar o livro. Mas tem uma página do autor (Pontes Filho) no facebook. Entre em contato. Um abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Irani! Muito obrigada por seu "olhar clínico"!
      Já fizemos a correção!
      Uma letrinha engana a gente!
      Valeu!

      inté!

      Excluir

Postar um comentário