Dom Bosco - Escultura

Dom Bosco - Praça DomBosco
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.
Quem passa pela Avenida Epaminondas ou pela Rua da Instalação, em direção ao Terminal de Integração da Matriz, Centro Histórico de Manaus, pode observar uma bifurcação, em frente ao Colégio Dom Bosco, que recebe o nome de Praça Dom Bosco. Praticamente um triângulo com algumas poucas árvores, bancos velhos, uma banca de revistas, uma lanchonete-restaurante e muito lixo. No centro desta pequena praça, vê-se um pedestal e uma escultura em cimento branco representando Dom Bosco, com seus trajes típicos e duas crianças ao redor.

Esta escultura foi colocada em 2002 em substituição a um busto que havia no mesmo local, uma iniciativa de ex-alunos do colégio, provavelmente a turma de 1934. Em 2002 o espaço foi reinaugurado pela Prefeitura, durante a administração de Alfredo Nascimento, com iluminação e bancos de madeira e ferro que hoje, dez anos depois, já estão precisando de reparos. Os bancos são semelhantes aos que podem ser encontrados ainda no Largo de São Sebastião. Para a colocação da escultura foi aproveitada a mesma base do busto anterior, tendo apenas uma parte recortada para equilibrar a altura da obra.

Em uma placa na base frontal do pedestal, lê-se:
"Encerrando a celebração dos 80 anos do Colégio Dom Bosco, a Associação dos Ex-Alunos entrega à comunidade amazonense a nova estátua de Dom Bosco, recordando o aniversário natalício (16.08.1815) do pai e amigo dos jovens. Manaus-AM, 16 de agosto de 2002."

Busto de Dom Bosco
Foto: Stella Barros, 1998.

Escultura de Dom Bosco
Foto: Evany Nascimento, 2002.


Escultura de Dom Bosco
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Banco da Praça Dom Bosco
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Praça Dom Bosco com Igreja e Colégio Dom Bosco ao fundo
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Placa da administração responsável pela reforma da Praça
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Placa da Associação de Ex-Alunos do Colégio
Foto: Evany Nascimento, outubro 2012.

Comentários

  1. Gostaria de doar uma estátua como essa de Dom Bosco, vcs têm o contato do artesão. Agradeço

    ResponderExcluir

Postar um comentário