Prefeitura tenta 'raio-x' dos 


camelôs que 


atuam no Centro de Manaus


Diagnóstico começa a ser elaborado na noite desta quarta-feira (2).

Revitalização do Centro Histórico de Manaus é outra prioridade.


02/01/2013 17h44 - Atualizado em 02/01/2013 21h06
Girlene MedeirosDo G1 AM

Ambulantes chegaram a ser cadastrados pela prefeitura. (Foto: Reprodução/ TV Amazonas)Secretário Rafael Assayag diz que há funcionários públicos atuando como camelôs para complementar a renda (Foto: Reprodução/ TV AM)
A elaboração de diagnóstico do Centro de Manaus será a primeira ação da Secretaria Extraordinária para Requalificação do Centro de Manaus. Às 19 horas desta quarta-feira (2), equipes da secretaria deverão visitar algumas ruas da área central da capital juntamente com a liderança dos camelôs, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Associação Comercial do Amazonas (Aca) e a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
"Sabemos que a situação do Centro é complicada, mas queremos que todos possam ver e, a partir daí, começar as ações para reorganizar a área central de Manaus. Essa é apenas a primeira etapa para dar uma nova cara à cidade", disse o títular da secretaria do centro, Rafael Lemos Assayag.

Conforme Assayag, a Secretaria Extraordinária para Requalificação do Centro de Manaus tem a missão de coordenar as ações executadas na área central da capital por diferentes secretarias municipais. "Diferentemente de outros bairros, o Centro é um espaço que recebe pessoas de diferentes classes sociais, sem discriminação. Além de tudo, é a nossa área histórica que deve ser preservada", disse.
Prédio no Centro Histórico de Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Revitalização do centro histórico é prioridade da nova
gestão (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Revitalização do centro
Para o secretário municipal de Requalificação do Centro de Manaus, as fachadas de prédios do Centro Histórico são um dos pontos que mais devem receber atenção do poder público. A necessidade de revitalização das fachadas dos casarões antigos e a readequação visual dos lojistas são algumas das prioridades.

"O Centro é onde está a história de Manaus. É um espaço envolto da intelectualidade de nossos poetas, nossos historiadores e políticos. É a nossa história e temos que preservar", afirmou Assayag.
Realocação dos camelôs
Segundo o secretário, a nova gestão planeja ações específicas para os vendedores ambulantes da cidade. A primeira etapa envolve a identificação de quem realmente é camelô. "Há lojistas, estrangeiros e até funcionários públicos atuando como camelô para complementar a renda. Queremos realojá-los para onde não percam renda", explicou.
Zona Azul
A implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago 'Zona Azul', segundo Assayag, também deverá ser prioridade. A licitação para o sistema vem sendo protelada desde dezembro de 2011. Na época, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) atribuiu ao atraso a falta de revitalização do centro da capital. "Vamos estudar a possibilidade de incluir as categorias dos flanelinhas", disse Rafael Assayag.
Catalogação de árvores
Algumas ações imediatas devem ser realizadas pela secretaria. Entre elas, está o levantamento de árvores da cidade. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) deve minimizar os acidentes causados por árvores antigas. "Semana passada, uma árvore caiu em cima de um carro e quase mata um família inteira no bairro Dom Pedro. Queremos evitar esse tipo de situação", afirmou o secretário Assayag.

Manaus Moderna
Organizar a área da feira da Manaus Moderna, na Zona Sul da capital, é também uma das metas para a prefeitura. A área é costumeiramente conhecida pelo livre trânsito de carretas. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento deve atender a proibição do fluxo de carretas na capital durante o dia
.
G1 AM, 02 de janeiro de 2013.
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/01/prefeitura-tenta-raio-x-dos-camelos-que-atuam-no-centro-de-manaus.html

Comentários