1º de Janeiro de 2013 no Largo de São Sebastião, em Manaus


Praça de São Sebastião, às 14h do dia 1º de janeiro de 2013.

Esta primeira postagem de 2013 será quase um "Diário de Campo", das SETE HORAS que passei no Largo de São Sebastião, no dia 1º de janeiro de 2013. Cheguei ao Largo às 14h como havia combinado com uns amigos, para assistir a cerimônia de posse do novo Prefeito de Manaus, Arthur Neto, e saí depois do show que terminou às 21h. O Largo ainda estava com a estrutura do espetáculo de Natal, "GLORIOSO!", realizado pela Secretaria de Cultura, com um investimento de mais de seis mil reais. Além dessa estrutura, uma outra complementava para o show  preparado para a posse do Prefeito. Registrei algumas imagens e impressões.

Uma das coisas interessantes que vi, enquanto fiquei sentada no banco de frente para o Monumento à Abertura dos Portos e de costas para o palco, de onde fiz a foto acima, foi a conversa entre um pai e seus dois filhos, pessoas muito simples, roupas sujas, rasgadas, sandálias, e totalmente à vontade no espaço. As crianças deviam ter 5 e 7 anos e chupavam picolé. A conversa foi assim:

Filho: O que é isso pai? (apontando para o Monumento)
Pai: Isso é uma estauta, uma estauta de bronze...
Filho: Estauta?
Pai: É... uma representação... dos continentes.
Filho: O que é?
Pai: É uma região.



Teatro Amazonas em 1º de janeiro de 2013.
Ainda nessa tarde de 1º de janeiro de 2013 era possível ver a estrutura que foi montada para o espetáculo de Natal, realizado pela SEC, no dia 25 de dezembro de 2012.

Estrutura do espetáculo de Natal

Cabines montadas para a transmissão do espetáculo de Natal pelo Amazonsat

Casa do Papai Noel, uma das atrações durante o Natal no Largo.

Partes da estrutura montada próximo à Banca de revistas.

Tendas montadas para a cerimônia da posse.
 Nesse dia 1º de janeiro, a Casa do Pensador e a lanchonete African House funcionaram, mas não colocaram suas mesas no Largo.
Palco montado para o show da posse, pela equipe do Barra Som.

Cabine de som próxima à barraca de tacacá, ainda fechadas.



Concentração de pessoas na entrada do Teatro Amazonas, na chegada das autoridades.

A chuva não afastou quem quis ver de perto o show.
 As pessoas começaram a chegar para assistir a cerimônia, a partir das 14h. Muitas famílias passeando no Largo, crianças brincando, a equipe de mímicos da SEC, os vendedores de algodão doce... e na esquina da Eduardo Ribeiro com o prédio do Palácio da Justiça, várias barracas de comida (vendedores ambulantes) esperavam um grande público no local. Alguns turistas também passaram pelo Largo fotografando.
Tempo nublado e um pouco de chuva.

As tendas foram rapidamente ocupadas.

No finalzinho da tarde a tranquilidade era visível.

Muitas pessoas foram assistir a cerimônia de posse, no Largo.
 Toda a cerimônia foi acompanhada pelos telões. Muita gente estava vestida para algo especial mesmo, com seus brilhos e branco de boas-vindas ao Ano Novo (ou ao Prefeito?). Outras pessoas estavam mais à vontade, apenas curtindo o espaço sempre aberto do Largo.
Muitas famílias e muitas crianças passeando.

As primeiras luzes da noite.

Os fogos depois da posse do Prefeito Arthur Neto.
Foi muito bom registrar a tranquilidade do espaço durante toda a tarde e começo da noite. Muita gente permaneceu no Largo até às 21h, quando terminou o show. O show foi lindo! Mas isso já é outra história.

Comentários