Musicalização Infantil - Primeiras palavras

Material didático para Musicalização Infantil - acervo da autora
Musicalização Infantil consiste em atividades de iniciação musical para desenvolver e exercitar a sensibilidade e habilidade musical de crianças. Para essas atividades geralmente são usadas canções folclóricas, jogos e atividades com cantigas de roda e brincadeiras musicadas. Através dessa metodologia mais lúdica desenvolve-se as vivências em solfejo, canto coral, teoria musical e instrumentos de percussão e flauta doce.

Pensando nessa ideia da brincadeira como acesso ao universo infantil desenvolvi alguns cursos de Musicalização Infantil quando lecionei no Centro de Artes da UFAM, depois no Centro Cultural Claudio Santoro e ainda no Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo - CSELA, quando desenvolvemos no projeto ECAE - Espaço Cidadão de Arte e Educação algumas atividades de música. Paralelo a essas atividades com crianças, também fui desenvolvendo uma metodologia para o trabalho com professores, preparando-os para essas atividades com as crianças. Mas isso já é tema para outro post.

Aproveitando as atividades desse ano de 2013, vou compartilhar aqui algumas estratégias, bibliografia, discografia, filmes e demais materiais usados para a iniciação musical com crianças. A princípio dois projetos serão desenvolvidos, um em uma escola e outro como atividade da Igreja Católica, os dois no bairro onde moro.

Pesquisando o material que ainda guardo, pois não trabalho com esse tema há algum tempo, redescobri preciosidades e listei o seguinte conteúdo a ser desenvolvido com as crianças:

1. Jogos ritmicos
2. Jogos sonoros
3. Audição e percepção musical
4. Canções folclóricas
5. Canções populares
6. Histórias cantadas
7. Escala musical (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si)
8. Figuras ritmicas (semibreve, mínima, semínima, colcheia)
9. Canto coral
10. Flauta doce
11. Teoria Musical
12. Solfejo

Nas próximas postagens apresentarei um pouco mais do conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada, especialmente os resultados e prazeres em se trabalhar com Musicalização Infantil, uma arte que aprendi com meu mestre Alexandre Oliveira, ainda no Curso de Educação Artística da UFAM, na disciplina de Prática de Ensino de Música, em 1998.

Inté!

Comentários