Entrevistas - nova seção do blog

Bibliografia regional




Novidade no PANEIRO!

Estamos inaugurando nova seção no blog: ENTREVISTAS.
O objetivo é divulgar pesquisadores e suas pesquisas com temática voltada para a cultura regional ou que tenham algum impacto para a nossa realidade local. 

Tenho acompanhado colegas e alunos desenvolvendo pesquisas muito boas mas que ficam por um tempo desconhecidas do grande público, até que chegam à publicação em artigos ou livros. Defendo a divulgação desse conhecimento científico como um importante componente para o fortalecimento da produção científica na nossa região. Muitas vezes começamos uma pesquisa achando que somos os primeiros e pensar nesse tema, quando na verdade, muitas outras pessoas também já trilharam pelo mesmo caminho. Então, esta seção buscará apresentar um pouco da realidade das pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado. 

A princípio será uma entrevista por mês, lançada sempre no último dia do mês. Serão basicamente quatro pontos a serem abordados nas entrevistas: Infância, Trabalho, Pesquisa e Lazer. As perguntas seguem essa sequência podendo ter mais de uma pergunta para cada ítem. Ao final, para suavizar a conversa, seguindo um modelo de respostas rápidas, quatro temas para que o entrevistado declare suas preferências: um livro, uma música, um filme, um lugar.

Esperamos com isso mostrar quem são as pessoas que estão agitando com projetos de pesquisa e suas perspectivas de continuidade para esses trabalhos. Precisamos fortalecer nosso grupo de pesquisadores da Amazônia!

Comentários