Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Programa 'Viva Centro' - reordenamento do Centro Histórico de Manaus

Algumas ações de "limpeza" do Centro Histórico começam a acontecer efetivamente. Aos poucos é possível observar alguma mudança. Uma delas é o Programa 'Viva Centro', que está cuidando da desobstrução das calçadas, da diminuição da poluição visual das fachadas de prédios e de alguns aspectos de humanização e embelezamento, conforme explica as duas matérias, com base nas informações passadas pela Secretaria de Comunicação do Município.

A Crítica


Programa ‘Viva Centro’ chega às ruas Guilherme Moreira e Marechal Deodoro

Além das calçadas pintadas e livres, as vias ganharão vasos de flores, reparos em mobiliário urbano e na iluminação pública, e despoluição visual por meio da retirada de placas comerciais irregulares

    Entre as diversas ações, está a instalação de vasos com flores
    Entre as diversas ações, está a instalação de vasos com flores (Divulgação)
    O reordenamento das ruas Guilherme Moreira e Marechal Deodoro é o foco das atividades deste sábado (24), do programa ‘Viva Centro’, que a Prefeitura de Manaus realiza por meio da Secretaria Municipal do Centro, em parceria com outras secretarias. Neste segundo sábado, a concentração será feita na Praça da Matriz e contará com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, que levará estrutura móvel do Sine-Manaus.

    O programa conta com a participação integrada de diversas secretarias para a execução de ações como recuperação de calçadas, meios-fios, sarjetas e sistema de iluminação, além do recapeamento asfáltico das vias, instalação de bancos, vasos com flores e mobiliário urbano e a despoluição visual por meio da retirada de placas e fachadas irregulares. Será realizada ainda a reorganização das barracas de camelôs, reduzindo-as ao seu tamanho original. Toda a execução ficará a cargo das secretarias fins. Moradores e associações comerciais e sindicais também são parceiros no projeto.
    Além da Semasdh e Semtrad, participam do projeto as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Meio Ambiente (Semmas), Saúde (Semsa), Produção e Abastecimento (Sempab), Gabinete Militar, a Fundação Municipal de Cultura (Manaus Cult), a Ouvidoria do Município e os institutos municipais de Trânsito (Manaustrans) e Planejamento Urbano (Implurb).
    “Com o reordenamento e a conscientização, agora o estranho vai ser aquele que desrespeitar as ordens”, apostou o secretário municipal do Centro, Rafael Assayag. Embora a data festiva de realização do projeto seja aos sábados, as secretarias realizam a execução e manutenção constante destas áreas. Desde o dia 10 de agosto, ações do Implurb, Sempab, Seminf e Semmas têm tido grande notoriedade nas ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira, alvo
    inicial do projeto

    Para atrair e entreter a população em geral, ao mesmo tempo em que executa os serviços citados, a Prefeitura incluiu ainda eventos culturais como apresentações de artistas. O grande atrativo entre os serviços será o atendimento das Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que montarão uma base no local. A Semtrad fará o cadastramento de trabalhadores em seu banco de dados, e disponibilizará a plataforma do Sine-Manaus. Já a Semasdh fará o registro no Cadastro Único do Bolsa Família, além da emissão de documentos e consultoria jurídica.
    ‘Viva Centro’
    Iniciado no último dia 10, nas ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira, o ‘Viva Centro’ visa promover a reorganização das principais vias da área comercial do Centro da cidade. Além de serviços de infraestrutura, orientação e conscientização aos moradores e comerciantes, serão oferecidos serviços à população, como cadastramento no Sine Manaus e no programa Bolsa Família e emissão de documentos. O evento acontecerá quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 14h, até o final de dezembro.
    *Informações da Semcom

    *******************

    ‘Viva Centro’ chega a mais duas ruas neste sábado

    Trabalho inclui recuperação de calçadas, revitalizando a área – foto: divulgação
    Trabalho inclui recuperação de calçadas, revitalizando a área – foto: divulgação
     
    O reordenamento das ruas Guilherme Moreira e Marechal Deodoro é o foco das atividades de amanhã do programa ‘Viva Centro’, que a Prefeitura de Manaus realiza por meio da Secretaria Municipal de Requalificação do Centro, em parceria com outras secretarias.

    Neste segundo sábado do programa, a concentração será feita na praça da Matriz e contará com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento, que levará a estrutura móvel do Sine-Manaus.

    Iniciado no último dia 10, nas ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira, o ‘Viva Centro’ visa promover a reorganização das principais vias da área comercial do centro da cidade.

    Além de serviços de infraestrutura, orientação e conscientização aos moradores e comerciantes, serão oferecidos serviços à população, como cadastramento no Sine-Manaus e no programa Bolsa Família e emissão de documentos. O evento acontecerá quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 14h, até o final de dezembro.

    O programa conta com a participação integrada de diversas secretarias para a execução de ações como recuperação de calçadas, meios-fios, sarjetas e sistema de iluminação, além do recapeamento asfáltico das vias e outros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário