Caboquês Ilustrado e a coleção Lendas Amazônicas

Design e Cultura Regional, é bem esse o tema de trabalho desse grupo de jovens designers que explora de forma criativa e com grande aceitação pelo público, a cultura amazônica. Inicialmente com as expressões regionais convertidas em camisas coloridas e divertidas (Leseira baré, Brocado, Chibata no balde, Até o tucupí...) e agora com o tema das lendas amazônicas. Muito bom ver gente jovem envolvida com a divulgação de aspectos da nossa cultura.

**********
Acrítica.com
**********


Caboquês lança coleção de camisetas com lendas amazônicas

'Caboquês Ilustrado' convida dez designers para nova coleção com lendas amazônicas, "Caboquês Convida'. Camiseteria é conhecida por suas t-shirts com expressões regionais como “Leseira Baré” e “Até o Tucupi”

    A estampa ‘Mapinguahipster’ faz parte da nova coleção
    A estampa ‘Mapinguahipster’ faz parte da nova coleção (Divulgação)
    As lendas amazônicas vão invadir a camiseteria Caboquês Ilustrado a partir desta quinta-feira (22), Dia do Folclore. Ao todo, dez personagens lendários da região foram transformados em estampas, cada uma por um designer diferente, na nova coleção: “Caboquês Convida”. Em entrevista ao Bem Viver, o idealizador do projeto, o designer e empresário Marcos Silva (conhecido como Markeetoo), revelou com exclusividade as primeiras três estampas a serem lançadas: Mapiguari, Iara e Matinta Perera.
    “Decidimos convidar alguns designers, artistas e ilustradores pra somar com a gente nessa nova ideia. O primeiro tema a ser explorado são as lendas, então cada um escolheu uma lenda pra ilustrar livremente com seu estilo particular. A ideia é ir lançando mensalmente as novidades da coleção”, explicou Marcos.
    As camisas serão vendias pelo mesmo preço da coleção tradicional (R$ 40), mas apenas na loja virtual, sem previsão ainda para venda nos quiosques do Manauara Shopping e feira da Eduardo Ribeiro. Além dos tamanhos para adultos, as estampas novas também estarão disponíveis na linha Kids, para crianças de seis anos.
    Mais sobre os novos modelos
    A primeira a ficar disponível na loja virtual é a do Mapiguari - gigante peludo com um olho só e pés virados para trás que vive nas florestas. A figura lendária ganhou um look estiloso e foi transformada no “MapinguaHipster” por Marcos e seu sócio, Glauber Gomes.
    “A partir dele surgiu a ideia da coleção. Não sei o motivo, mas um dia juntei as duas palavras: Mapinguari e Hipster e tive a ideia de fazer a estampa. Compartilhei com o Glauber e da nossa conversa surgiu a concepção da série. O ‘Mapinguahipster’ mora na floresta porque a cidade é muito mainstream. Ele usa chapéu, óculos wayfarer e anda de barba, lógico”, brincou o designer.
    O segundo modelo a ser disponibilizado é a camisa da Iara, feita pela ilustradora Irena Freitas. Conhecida pelo seu traço delicado e feminino, Irena disse que não pensou duas vezes na hora de escolher sua lenda quando foi convidada para o projeto. “Das lendas da Amazônia, não consigo imaginar alguma que combine mais com meu estilo de desenho que a da Iara. No desenho eu retrato a lenda si, da sereia que leva os homens para o fundo rio”, explicou.
    Prevista para vendas no site em outubro, a terceira estampa da coleção foi feita por Bernardo Bulcão e retrata a Matinta Perera, - uma velha, com aparência de bruxa, que assume a forma de um pássaro e pousa nos telhados das casas até o morador, já impaciente, lhe prometer fumo, cachaça ou bebida.
    “Escolhi a lenda do Matinta Perera mais pelo desafio, por não ser uma das mais conhecidas do nosso folclore, então teria que realmente pensar em algo original e que conseguisse passar bem a ideia da lenda. Me diverti bastante durante o processo de ilustração, desde as pesquisas até a finalização, e fiquei feliz com o resultado. Espero que curtam!”.
    Vem por aí
    As próximas estampas da coleção “Caboquês Convida” ainda são um segredo, mas Marcos adiantou o tema de mais quatro a serem lançadas: Boto, Curupira, Cobra Grande e Muiraquitã.
    Além das camisas com lendas, a ‘Caboquês’ também firmou uma parceria com a Cabocrioulo, Alaídenegão e Os Tucumanus, para a produção de camisetas oficiais das bandas.

    Comentários