"Carmina Burana" no Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é palco de praticamente todos os espetáculos e projetos artísticos da Secretaria de Cultura - SEC. Uma pena que a maioria dessas apresentações ainda fique restrita a um pequeno público, especialmente por serem gratuitas. O que mostra que não basta disponibilizar o espaço, é preciso que a população seja efetivamente convidada para se fazer presente nesse espaço. O Teatro Amazonas ainda é um ícone visual, mas grande parte das pessoas que moram em Manaus nunca assistiram a nenhuma apresentação dentro dele.

***********
Acrítica.com
***********



Amazonas Filarmônica e coros apresentam a obra ‘Carmina Burana’ de Carl Orff na Série Guaraná 10

Para a alegria dos admiradores locais, a obra do compositor alemão Carl Orff (1895-1982) volta a ser apresentada no Teatro Amazonas, nesta quinta-feira (22), às 20h

    Orquestra toca ao lado do Coral do Amazonas e do Coral Infantil do Claudio Santoro
    Orquestra toca ao lado do Coral do Amazonas e do Coral Infantil do Claudio Santoro(Ney Nascimento )
    Combinação de música moderna e de poemas satíricos e irreverentes que remontam ao período medieval, “Carmina Burana” se tornou uma das peças mais famosas do repertório erudito ao redor do mundo. Para a alegria dos admiradores locais, a obra do compositor alemão Carl Orff (1895-1982) volta a ser apresentada no Teatro Amazonas, hoje, às 20h, com uma segunda récita no dia 29, quinta-feira, no mesmo horário.
    “‘Carmina Burana’ é uma dessas obras com as quais o público se identifica imediatamente. Sempre que é apresentada tem um grande público”, atesta Luiz Fernando Malheiro, titular da Filarmônica, que rege a apresentação de hoje, sendo a próxima récita sob regência do maestro assistente Otávio Simões.
    Malheiro comenta que “Carmina Burana” já foi apresentada em Manaus em outras ocasiões, mas que os concertos deste mês terão uma novidade. “Será a primeira vez que faremos com solistas amazonenses”, antecipa o maestro, citando a soprano Dhijana Nobre, o tenor Cristhiano Souza e o barítono Rafael Lima. O espetáculo terá ainda a participação do Coral do Amazonas e do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.
    Série comemorativa
    As duas récitas de “Carmina Burana” encerram o primeiro mês de programação da Série Guaraná 10 – ou Série Guaraná X. A temporada, que assinala uma década da iniciativa, terá uma seleção eclética, com peças consagradas e novos repertórios, e participação de convidados de renome e novos talentos locais.
    “Exemplo é o Roberto Minczuk, titular da Sinfônica Brasileira, do Rio de Janeiro. É um maestro importante e reconhecido internacionalmente, que nunca veio ao Amazonas. Agora ele virá reger um concerto em outubro”, adianta Malheiro, ressaltando ainda o espaço dado a artistas locais como Hilo Tiago, que vai reger o primeiro concerto da Orquestra Experimental da Filarmônica, no dia 24 de setembro. “Isso me deixa muito feliz, pois é um músico talentoso que agora se dedica à regência”.
    Entre outros destaques da Série Guaraná X, Malheiro cita o concerto cênico da “Sagração da primavera”, de Igor Stravinsky, com a Amazonas Filarmônica e o Corpo de Dança do Amazonas, entre novembro e dezembro. Por sua vez, a Orquestra de Câmara do Amazonas irá explorar a obra de Heitor Villa-Lobos e de autores contemporâneos menos conhecidos, como o grego Iannis Xenakis, além de peças inusitadas como “O covil”, parceria de Átila de Paula com o DJ Marcos Tubarão, em concerto no dia 29 de setembro.
    A série termina dia 22 de junho de 2014, com o Concerto da Copa, em que a OCA dividirá o palco com as cantoras Márcia Siqueira e Fátima Silva.
    Patrocínio
    A Série Guaranáé uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, e tem patrocínio da Ambev. As temporadas da série reúnem espetáculos da Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas e Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.
    Serviço
    O que é: “Carmina Burana” – Série Guaraná 10
    Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro
    Quando: Hoje e dia 29, quinta, às 20h
    Quanto: Gratuito para frisas e camarotes. Plateia a R$ 20 (inteira)
    Informações: (92) 3232-1768

    Comentários

    1. Já existe data certa para a Sagração da Primavera no Teatro Amazonas em 2013? Novembro? que datas?

      ResponderExcluir

    Postar um comentário