Projetos de Revitalização para o Centro Histórico de Manaus

Muito bom que a mídia acompanhe de perto o desenvolvimento de projetos e a efetivação destes no Centro Histórico da Cidade. São momentos históricos que a nossa lembrança não vai mais alcançar depois e vamos precisar recorrer ao noticiário da época para reconstruir os passos do que foi feito. Quanto ao vocabulário usado pelo administrador, é interessante o uso de duas palavras: REFORMA e RECUPERAR. Na entrevista ele não usa a palavra "revitalização", embora os projetos para o Centro Histórico tenham esse nome veiculado pela mídia e pelas placas que identificam as obras.

*************
G1 AM

*************



03/05/2013 20h58 - Atualizado em 03/05/2013 21h11

Manaus aguarda projeto de 



revitalização do Centro Histórico


Arquiteto apontou alternativa para reorganizar a área.
Secretaria afirma que há projetos em andamento para o local.

Do G1 AM
Após quatro meses, a atual administração municipal de Manaus ainda não apresentou projeto de mudanças e revitalização do Centro Histórico da capital. Enquanto isso, especialista aponta possíveis soluções para reorganizar a área central. Secretaria afirma que há projetos em andamento e que eles devem ser apresentados à população em breve.
Pedestres destacam a falta de espaço nas calçadas da área. Os frequentadores do local também reclamam de problemas que deixam o Centro com aspecto de desorganização, como o movimento intenso de veículos, da sujeira, buracos e da poluição visual.
Em contrapartida, especilistas apontam possíveis soluções para transformar o cenário. O arquiteto Jaime Kuck sugeriu a abertura de quarteirões no local. "O interior dos quarteirões, poderíamos, por exemplo, ocupar com restaurantes, inclusive, com o coméricio ambulante, que se fixaria nesses espaçosl", disse. O profissional disse ainda que é contra a construção de um camelódromo e acredita na otimização de espaços ociosos.
O secretário de requalificação do Centro da capital, Rafael Assayag,  informou que há vários projetos em desenvolvimento para o local. "São projetos de reforma do patrimônio histórico. Temos reformas de praças, de monumentos históricos. Estão tramitando para aprovação. Não podemos lançar ainda enquanto não tiver documentação aprovando. Estamos em busca de recursos do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] e de outros órgãos de financiamento. Conforme esses projetos forem aprovados pelos órgãos competentes e tiverem recursos para a execução, serão levados ao conhecimento do público", disse.
Segundo Assayag, atualmente, a Prefeitura trabalha para reunir documentos necessários para evitar futuros problemas nas obras.

Comentários