Mercado Adolpho Lisboa, ainda em obras, abre para visitação
Para quem desejar ver de perto como estão sendo feitas as obras de restauro do Mercado Público de Manaus Adolpho Lisboa, a partir de sexta-feira (17) parte do prédio estará aberto para visitação, com alguns ítens em exposição. É um estratégia importante para ir retomando a relação das pessoas com o prédio que está fechado há mais de 5 anos para este restauro. É como um ritual de posse bem lento, começando com o estranhamento em ver a estrutura descarnada, na sua nudez do ferro e nas mãos de operários que trabalham diariamente para que tudo volta a funcionar em outubro deste ano. Então vamos conferir.
**************
G1 AM
**************
Público poderá visitar uma área do mercado municipal a partir de sexta (17).
**************
G1 AM
**************
Obras do Mercado Adolpho
Lisboa serão abertas para
visitação, no AM
Público poderá visitar uma área do mercado municipal a partir de sexta (17).
Adolpho Lisboa está previsto para ser entregue no dia 24 de outubro.
Comente agora
O público poderá visitar as obras do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro deManaus, a partir da próxima sexta-feira (17). Segundo informações da Fundação Municipal de Cultura e Arte (Manauscult), o horário de visitação será de 8h as 16h45 e, por medidas de segurança, apenas uma área do local estará disponível para a população.
Estarão expostos nesta área alguns vasos com espécimes de plantas regionais como a andiroba e o açaizeiro, que irão compor o projeto paisagístico do Mercado Adolpho Lisboa, com previsão para ser inaugurado no dia 24 de outubro deste ano. Segundo a Manauscult, também haverá a presença de um artesão restaurador que poderá ser visto trabalhando na recuperação de algumas peças originais do prédio.
Outra atração turística da área é uma exposição de peças e objetos (originais e réplicas), que ao longo da história fizeram parte do complexo do mercado e que poderão ser conhecidos pelos visitantes. São eles: ornamentos decorativos em estilo ‘art noveau’ no formato de flores e rendilhados (em ferro e gesso), acabamentos das cumieiras dos pavilhões, gradis, telhas, frisos, pontilhões, vitrais, telhas, pisos em granito e madeiramento do forro que se encaixam em itaúba, cedro doce, taurí, ipê, ipês roxo e amarelo, entre outros.
As obras do Mercado Municipal Adolpho Lisboa foram retomadas no início de fevereiro com apenas 45% da obra construída pelas gestões anteriores. Dados liberados pela Prefeitura de Manaus no início de maio apontam que a conclusão da obra já era de 70%. Segundo a gestão do município, a reforma está orçada em R$ 8,8 milhões.
Comentários
Postar um comentário