Livro: Caminhando por Manaus - cinco roteiros históricos da cidade

1ª edição 1996
O livro Caminhando por Manaus: cinco roteiros históricos da cidade, de Thérèse Aubreton, é uma publicação direcionada ao turista, como um guia para visitar pontos do Centro Histórico de Manaus, observando detalhes de prédios, praças e monumentos. A primeira edição, de 1996 foi publicada pela FUMTUR - Fundação Municipal de Turismo, órgão extinto. Segundo o texto de apresentação do livro, a pesquisadora foi buscar fontes documentais, mas os detalhes do percurso foram feitos e refeitos enquanto ela caminhava pelos roteiros traçados. O texto segue acompanhado de desenhos de detalhes das obras que podem ser vistas ao caminhar pelo Centro Histórico da cidade de Manaus seguindo os roteiros.

Roteiro 1: ao redor do Teatro Amazonas
Roteiro 2: ao redor do Porto
Roteiro 3: ao redor da Prefeitura
Roteiro 4: ao redor do Mercado
Roteiro 5: ao longo da Av.Sete de Setembro

Trecho da Apresentação da 1ª edição:
Este livreto não se propõe a ser um documento de registro histórico, mas sim um instrumento de efetiva utilidade para o turista mais exigente e minucioso, que deseje conhecer Manaus mais intimamente, percorrendo a pé seus becos, ruas e avenidas. São ao todo cinco roteiros, cuidadosamente elaborados por Thérèse Aubetron - uma francesa residente em Manaus e radicada no Brasil há anos, professora de história e agente de viagens. (...)

O resultado está aí, para o conforto e melhor aproveitamento da estada de nossos turistas. Esta publicação da Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Turismo - FUMTUR, pretende ser o início de outros registros para uso turístico.

A segunda edição do livro, com revisão de algumas informações e novo tratamento gráfico, foi publicada pelo INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em 2012. Traz os mapas maiores e fotos dos pontos históricos, todas em preto e branco. O texto continua o mesmo, a sequência dos roteiros também, mas a apresentação não está mais direcionada ao turismo. Segue na íntegra:

Apresentação da 2ª edição:
Caminhar numa cidade é a maneira mais agradável de descobrir seus segredos. Esses cinco roteiros nos permitem observar não somente os monumentos mais famosos da cidade, mas também detalhes históricos ou pitorescos, encantando seus visitantes e habitantes. Manaus é uma cidade especial. Situada no meio da imensa floresta amazônica, ela mexe com nossas percepções.

Este guia sem pretensão, tem, todavia, a intenção de abrir os olhos sobre alguns aspectos da cidade de Manaus!

Thérèse Aubetron - Agosto de 2012.

2ª edição revisada 2012

É isso aí! Vamos caminhar por Manaus!

Editora Inpa
Av.André Araújo, 2969 - Aleixo
Manaus - AM, Cep: 69060-001
Fone: (92) 3643-3232
email: editora@inpa.gov.br


Detalhes da 2ª edição:
Fotografias: Elias Santiago de Vasconcelos e Tito Fernandes;
Projeto Gráfico e Diagramação: Tito Fernandes e Luís D. da Paz;

Agradecimento
Agradeço minha amiga Fran Maciel que me presenteou com a 2ª edição do livro!

Comentários

  1. GOSTARIA DE ADQUIRIR O LIVRO CAMINHANDO POR MANAUS ONDE ENCONTRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! A segunda edição foi publicada pela Editora do Inpa então, sugiro que verifique lá mesmo se eles têm disponível. Obrigada pela visita e volte sempre! Inté!

      Excluir

Postar um comentário