I Jornada Fotográfica do Paneiro - Séries: Portas, Janelas e Luminárias


Caminhar pelo Centro Histórico de Manaus sem a pressa do dia-a-dia pode surpreender os olhares mais atentos. São mais de 1.500 imóveis de interesse do Patrimônio Histórico pelas suas características arquitetônicas, uma mistura de estilos que compõe o ecletismo que se instalou em Manaus no final do século XIX e início do século XX. São muitos detalhes arquitetônicos presentes nas portas, janelas, fachadas e outros elementos que caracterizam os prédios antigos. Alguns em bom estado, outros ainda esperando a sua hora de sair do esquecimento.

No sábado, dia 9 de fevereiro, saímos (eu e mais dois amigos pesquisadores e professores) para uma Jornada Fotográfica em busca de registrar a cidade pela fotografia. Partimos da Praça da Saudade e seguimos pela rua Ferreira Pena até a rua 10 de Julho; daí, subimos a Eduardo Ribeiro até a Praça do Congresso; continuamos pela Monsenhor Coutinho até a Tapajós e encerramos o percurso no Teatro Amazonas.

Nestas imagens agrupadas em séries, apresento detalhes que captei dessa caminhada. Ainda há muitos outros registros para compartilhar... isso aqui é só o começo.






Comentários