A Carteirinha da Biblioteca

Carteirinha e Regulamento de Uso da Biblioteca Pública do Amazonas

A Biblioteca Pública do Amazonas abriu as portas com novidades. Uma delas é a carteirinha do usuário. Para tirar é um processo simples. A documentação necessária é a Carteira de Identidade ou um documento com foto. A pessoa vai direto ao balcão com uma das atendentes, elas pedem o documento, e fazem o cadastro com mais outros dados: endereço e telefone. O número do CPF também fica registrado no cadastro. A foto é feita nesse momento, com uma webcam. A carteirinha pode ser impressa na hora, não demora muito, a não ser que tenha uma fila grande para fazer cadastro. Para crianças, basta que estejam acompanhados por um responsável para informar a data de nascimento, endereço, telefone.

Com a carteirinha em mãos a pessoa pode passar pela catraca que separa o salão de entrada do acesso às escadas e salas do primeiro piso. Foram colocadas duas catracas. A carteirinha é a identificação automática. Ela contem as informações de nome, RG, data de nascimento, inscrição (na Biblioteca) e validade (de dois anos).

Junto com a carteirinha a pessoa recebe o Regulamento de Uso, ou seja, as normas para a utilização dos espaços, serviços e acervos da Biblioteca Pública do Amazonas. Trata-se de um "livreto" com 33 artigos publicado pela Portaria 049/2011, de 21 de outubro de 2011, página 19, caderno executivo do Diário Oficial do Estado.

O acesso, está liberado para qualquer pessoa, mesmo que não tenha a carteirinha, durante esse período de cadastro. Hoje eu vi muita gente entrando sem a carteirinha, mas obedecendo à regra de usar o armário para guardar seus pertences. Havia alguns idosos (homens e mulheres); pai e mãe tirando carteirinha junto com os filhos; professores; pesquisadores... Alguns foram apenas fazer a carteirinha para voltar depois. Outros aproveitaram e foram logo conhecer a Biblioteca recém-aberta. Vi também alguns turistas passando e outros aproveitando para entrar e fotografar a escada e se esticar todo pra tentar pegar uma pontinha da pintura monumental do segundo piso. As fotos só podem ser feitas no hall de entrada.

Então é isso! Depois desse primeiro momento de cadastro o acesso à Biblioteca passa a ser mais rápido.




Para maiores informações consultar:
Biblioteca Pública do Amazonas
Rua Barroso, 57 - Centro Histórico - Cep: 69010-050 - Manaus-Amazonas-Brasil
Tel.: 55 92 3234 0588
Segunda a sexta: 8h às 20h - Sábado: 8h às 14h
bpublica@culturamazonas.am.gov.br  -  culturadoam.blogspot.com  -  twitter.com/Cultura_AM

Comentários

  1. Bom, hoje dia 25/04/18 tentei tirar a carterinha na biblioteca e me foi pedido rg e comorovante de residencia... Como nao ando com comprovante teve que dar meia volta...

    ResponderExcluir

Postar um comentário