Educação Musical nas escolas: Lei 11.967/2008 - Por Carlos Freitas
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Carlos Freitas |
Educação musical obrigatória, mas não exclusiva..o que isso significa? Que se deve ter aula de musica, mas não ser única área da arte lecionada na escola...
Em primeiro lugar: a escola não tem como suprir a demanda..só na Semed temos quase trezentos mil alunos na rede l!!
Outro problema que temos são as visões equivocadas do ensino de música: temos basicamente quatro visões:
1- A visão dos leigos que acham que a musica é feita com brincadeiras e que podemos fazer de qualquer jeito e de qualquer forma.
2- A visão do músico que toca o instrumento e quer fazer um projeto com os ajustes da precisão técnico-instrumental, como se o coral pudesse ter os padrões do filme “Mudança de hábito” ou o aluno que fará no piano uma escala em movimento contrario de duas oitavas, treinando oito horas por dia e colocando esses alunos para tocarem no Teatro Amazonas!
3-temos a visão do professor de música que sabe a realidade, dos que estão na sala de aula, que no município são em quase 500 escolas 40 professores, habilitados e que tem vivencia musical e que estão com artes e religião ou qualquer outra matéria para completar carga e que vive a realidade do aluno que quer passar,e sacrifica o ensino em função da nota.
Mas eu quero aqui mostrar a visão do aluno, daquele que não dificilmente terá oportunidade, que sonha quando ouve um disco e quer tocar ao ver um show que passa na televisão..que quando vê um instrumento acha lindo e se encanta ao ver os caras tocando . Que não tem dinheiro para pagar um curso... Que consegue emprestado um violão velho, com o verniz desgastado, faltando um traste na 12⁰ casa. Que vê aquele violão como o mais lindo, embora não saiba a marca pq o violão não tem... Que é ensinado por um professor na igreja que dá oportunidade para ele aprender.. Que sua pratica instrumental é na igreja e torce para que os irmãos tenham paciência com ele, afinal ele está aprendendo...e que estudou musica para poder ensinar a outros.
Hoje esse menino está escrevendo esse texto, tentando arranjar soluções para que outros meninos e meninas possam entrar nesse mundo maravilhoso da música..
Paz à todos.
Carlos Freitas
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Carlos Freitas é músico, professor de música e arranjador. Formado pela UFAM. Atua na SEMED com cursos de formação de professores.
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Maraivilhoso o seu artigo, Carlos!
ResponderExcluirQue bom que gostou Lenne! Teremos mais artigos do Carlos Freitas e de outros arte educadores neste espaço. Obrigada por acompanhar o blog!
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