Monumento é pichado pela segunda vez na Praça da Saudade

A Praça da Saudade, cujo nome oficial é Praça 5 de Setembro foi reinaugurada em 2010, com remodelamento no traçado que privilegiou o existente até os anos 1960. Para este processo de revitalização, foram retiradas duas esculturas em bronze (Homem Pré-Histórico e Homem Moderno), datadas de 1964 e de autoria do escultor Geraldo Florêncio de Carvalho. Com isso ficou apenas o monumento à Tenreiro Aranha no centro da praça, de traçado circular. Infelizmente, a iluminação noturna não oferece segurança para os frequentadores ou para a integridade física da estrutura da praça, incluindo o monumento. As ruas do entorno também possuem iluminação precária. Saindo da Praça do Congresso, seguindo a Ramos Ferreira, até a Praça da Saudade, é o trecho mais escuro que se tem no entorno, culminando com a escuridão da praça e da rua Ferreira Pena. Logo após a inauguração era possível ver guardas fazendo ronda na praça. Hoje não se vê mais. Grupos de estudantes usam as escadarias do monumento para encontros, em que ficam conversando, lanchando e tocando. Uma boa iluminação poderia evitar muita coisa e deixar a praça mais agradável para os seus frequentadores. O espaço é administrado pela Prefeitura.

*************
G1 AM
*************



12/06/2013 18h50 - Atualizado em 12/06/2013 18h50

Pela 2ª vez no ano, estátua na 



Praça da Saudade é alvo de



pichação, no AM


Secretaria restaurou obra em homenagem a Tenreiro Aranha nesta quarta.
Colunas da praça também foram alvo de vandalismo, segundo Semmas.

Do G1 AM
Segundo prefeitura, esta já é a segunda ação de vândalos no local este ano (Foto: Divulgação/Semmas)Segundo prefeitura, esta já é a segunda ação de vândalos no local este ano (Foto: Divulgação/Semmas)
Pela segunda vez neste ano, monumentos da Praça da Saudade, no Centro de Manaus, passaram por remoção de pichações. O restauro da obra em homenagem a Tenreiro Aranha foi realizado na tarde desta quarta-feira (12).
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), responsável pela administração da Praça da Saudade, além da estátua, as colunas que circundam a praça também foram alvo de depredação.
A secretaria informou ainda que casos de vandalismo em locais públicos devem ser denunciados à polícia através do telefone 190.
Colunas que circundam praça também foram alvo de vândalos (Foto: Divulgação/Semmas)Colunas que circundam praça também foram alvo de vândalos (Foto: Divulgação/Semmas)

Comentários