Padronização da Feira da Manaus Moderna

Quando comecei a pesquisa sobre os Monumentos Públicos de Manaus, li muitos documentos do final do século XIX e início do século XX, principalmente sobre obras públicas. E certa vez me chamou a atenção uma norma que impedia que matassem os urubus porque estes faziam a limpeza da cidade. Aos poucos fui entendendo a importância desses "Códigos de Posturas" como regras que moldam a convivência das pessoas num determinado lugar. Lendo esta matéria sobre a REORGANIZAÇÃO que está sendo feita na Feira da Manaus Moderna, na orla de Manaus, lembrei disso. A matéria do G1 AM traz um vocabulário que nos ajuda a entender esse discurso. Grifei algumas dessas palavras. Trata-se de um vocabulário bem interessante!


**************************************************************************
Jornal G1 AM

01/03/2013 00h00 - Atualizado em 01/03/2013 00h00

Prefeitura determina




reorganização do 




entorno 




da Moderna Manaus



Em visita, Artur, Sempab e Manaustrans avaliaram trânsito no local.
Medida faz parte do plano de
padronização das feiras em Manaus.

1 comentário
Prefeitura, Sempab e Manaustrans fizeram visita à Feira da Manaus Moderna, para verificar o trânsito no entorno (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Prefeitura, Sempab e Manaustrans fizeram visita à Feira da Manaus Moderna, para verificar o trânsito no entorno (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Uma ação de emergência promete restabelecer a ordem no entorno da Manaus Moderna, localizada na orla do Centro da capital. Segundo o prefeito de Manaus, Artur Neto, o objetivo é dar maior fluidez ao trânsito e segurança aos pedestres que circulam na área.
"Muitos usam as ruas para estacionar e realizar frete. Isso não pode acontecer. Está impedindo a passagem de veículos e o ir e vir dos pedestres", disse Artur ao final da visitação.
Artur, o subsecretário da Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab), Joaquim Lucena, e o diretor de operações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito  (Manaustrans) Raimundo Encarnação,  visitaram a Rua Lourenço Braga, que dá acesso à Feira da Manaus Moderna, nesta quinta-feira (28).
A Sempab e o Manaustrans informaram que preparam um diagnóstico para definir a  retirarada das carretas estacionadas nas vias. "O ordenamento no trânsito no local terá de passar por sinalização vertical e horizontal, além da fiscalização que será feita pelos agentes do Manaustrans. Vamos orientar os motoristas a não estacionarem nessa área. A ordem é 'limpar' toda a área para pedestres e clientes", disse Encarnação.
Padronização
O processo de
padronização começou no início do mês de fevereiro, com trabalhos de mutirões de limpeza e cursos para os feirantes. Os próximos passos, segundo a Sempab, é reformar as estruturas que precisam de ajustes, definir fardamento para todos os profissionais e distribuir cartilhas sobre as normas de saúde a serem adotadas.
********************************************************************

Comentários