Lista de projetos para investimentos do PAC Cidades Históricas em Manaus
Muito importante o registro da imprensa sobre os projetos que estão sendo pensados e executados no Centro Histórico de Manaus. Boa a matéria porque nos permite acompanhar o que será feito na cidade e cobrar para que as coisas realmente funcionem não só para o turismo, mas principalmente para quem mora em Manaus.
****************
G1 AM
****************
Investimentos do PAC Cidades Históricos deve mudar cara do Centro.
****************
G1 AM
****************
Implurb lista 10 projetos em
Manaus
para receber investimentos
do PAC
Investimentos do PAC Cidades Históricos deve mudar cara do Centro.
Restauro do Relógio Municipal e da Praça dos Remédios devem ser feitos.
O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) divulgou os 10 projetos pelos quais a cidade pode receber investimentos do Governo Federal através do Plano de Aceleração do Crescimento 2, conhecido com PAC Cidades Históricos. Áreas como a Praça da Matriz e do Relógio Municipal, ambas no centro da capital, serão algumas sugeridas para receber intervenções.
Os projetos são relativos a intervenções na Biblioteca Municipal, restauro do Relógio Municipal, revitalização do Museu do Homem do Norte, adaptação do prédio da antiga sede da Câmara Municipal em escola de arte, entorno da Praça XV de Novembro, restauração e revitalização do Hotel Cassina, praça Dom Pedro II, Praça Tenreiro Aranha e restauração do Pavilhão Universal, Praça Adalberto Vale e Praça dos Remédios.
As propostas foram entregues ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo diretor do Implurb, Roberto Moita, em reunião no dia 6 de março, em Brasília. Segundo a Prefeitura de Manaus, o adiantamento de detalhes relativos a projetos arquitetônicos, revitalização, restauro e requalificação urbana permitem que as obras possam começar já no segundo semestre de 2013.
De acordo com o Implurb, a proposta de revitalização da Praça da Matriz é a que está em fase mais adiantada. Ações de paisagismo, novo projeto do aquaviário, edificação da Praça XV de Novembro, novos mobiliários urbanos, iluminação pública e cênica, restauro do Relógio Municipal e reabertura do canteiro central estão entre os planos da gestão municipal para recuperar o local antes da Copa do Mundo de 2014.
O trabalho em cima das intervenções vem sendo realizado em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro (Semex), Manauscult e Secretaria de Infraestrutura (Seminf). A Prefeitura ainda informou que, somente no Centro Histórico de Manaus, já foram mapeados 1.656 unidades de interesse de preservação de Primeiro e Segundo Graus, a Orla Portuária e 10 praças históricas.
Comentários
Postar um comentário