Estátua em homenagem ao senador Jefferson Péres

No espaço do Centro Histórico de Manaus, pelas pesquisas que venho desenvolvendo, a última colocação de obra em espaço público foi em 1995, o busto de Eduardo Ribeiro, na Praça do Congresso, de autoria do escultor Geraldo Florêncio de Carvalho. Mesma esta obra foi uma substituição de outro busto que havia no local. Depois disso, mais uma substituição em 2002, do busto de Dom Bosco por uma escultura de corpo inteiro, em cimento branco. Por isso, causou-me surpresa a colocação de uma escultura, que poderia ser chamada de monumento, em homenagem a Jefferson Péres. Essa matéria do G1 AM traz algumas informações interessantes sobre a peça e o evento de inauguração que se seguiu à sua colocação no Parque Jefferson Péres.

***********
G1 AM
***********




19/03/2013 21h54 - Atualizado em 19/03/2013 23h19

Estátua em homenagem a 



senador Jefferson Péres é



inaugurada, no AM


O monumento foi feito pelo artista plástico paulistano Murilo Sá Roledo.
Estátua está no Parque Senador Jefferson Péres, no Centro de Manaus.

Do G1 AM
1 comentário
A inauguração do monumento aconteceu às 17h30, no Parque Senador Jefferson Péres. (Foto: Chico Batata)A inauguração do monumento, no Parque Senador Jefferson Péres (Foto: Chico Batata/Agecom)
O senador amazonense Jefferson Péres foi homenageado com uma estátua na praça que leva o nome do político, localizada no Centro de Manaus, nesta terça-feira (19). A inauguração do monumento aconteceu às 17h30 com a presença do governador em exercício José Melo, do prefeito Artur Neto, do secretário de cultura Robério Braga, da viúva do senador, a juíza aposentada Marlidice Péres, além de familiares, amigos e admiradores do político. Jefferson Péres faleceu no dia 23 de maio de 2008, vítima de um infarto.
A estátua foi elaborada pelo artista plástico paulistano Murilo Sá Roledo,  a pedido da família de Jefferson Péres, e é uma homenagem do governo do Amazonas ao senador. Confeccionada em bronze com suporte de mármore, o monumento retrata o senador, em tamanho real, sentado em uma cadeira, e está situado de frente para a entrada que dá acesso principal ao Parque Senador Jefferson Péres, na avenida Lourenço da Silva Braga. A imagem foi baseada em foto do senador sentado em cadeira do Senado Federal.
O governador em exercício, José Melo, considerou a homenagem justa pela contribuição e o legado político e social deixado pelo senador à população Amazonense. "Hoje, a gente vive em mundo onde é cada vez mais raro pessoas com as qualidades do senador Jefferson Péres. Além de um bom amigo, ele era um servidor exemplar, um homem que cuidava da coisa pública com muito zelo e responsabilidade, um amazonense e brasileiro que muito engrandeceu o Congresso Nacional, por tanto um grande exemplo a ser seguido pela juventude", disse Melo.
Família do senador acompanhou cerimônia, que contou com a presença de governador em exercício, prefeito de Manaus e secretário de Cultura (Foto: Chico Batata/Agecom)Família do senador acompanhou cerimônia, que contou com a presença de governador em exercício, prefeito de Manaus e secretário de Cultura (Foto: Chico Batata/Agecom)
O secretário estadual de Cultura, Robério Braga, frisou a importância do político também no setor da educação. "Não se pode pensar nele exclusivamente como político, mas como o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como um intelectual, um nome na Academia Amazonense de Letras, no Clube da Madrugada, como jornalista que durante 40 anos escreveu suas colunas em jornais da cidade e como um grande pensador".
Já a viúva do senador, Marlídice Peres, destacou o fato de Jefferson ser um defensor da preservação do Centro Histórico de Manaus. "Esse monumento incorpora a figura de Jefferson Péres ao cenário em que ele nasceu, viveu e tanto amou, que é o Centro Histórico da cidade", disse Marlídice, ressaltando que o marido fora, em vida, um dos maiores entusiastas das obras de restauração do Centro.
Orquestra se apresentou após cerimônia (Foto: Frank Cunha/G1)Orquestra se apresentou após cerimônia
(Foto: Frank Cunha/G1)
"A família está profundamente feliz e agradecida pela homenagem, conscientes de que ela é justa e merecida pois Jefferson representou muito bem nosso Estado. Jefferson fez por merecer. No bronze, os artistas rematerializaram a figura de Jefferson que fica inserido neste local onde ele nasceu e que tanto frequentamos", destacou a viúva em entrevista ao G1.
O monumento agora é parte da decoração do Parque Senador Jefferson Péres. Construído em 2009, o parque possui área total de 53.421m² e está localizado entre as Avenidas 7 de Setembro e Lourenço da Silva Braga, Ruas Lima Bacuri, Dr. Almínio e Jonatas Pedrosa, no Centro da capital.

Comentários