Meu livro está na Livraria Valer!

Livraria Valer e as publicações regionais em primeiro plano.
 Durante muitos anos eu entrei na Livraria Valer procurando livros sobre o Amazonas e a cidade de Manaus, porque é lá que podemos encontrar um amplo material sobre o tema. Além de livraria a Valer é a editora que nos últimos anos renovou o acervo de publicações regionais. Então, é um dos meus lugares mais visitados em Manaus. Principalmente nas famosas liquidações de fim de ano, quando os livros da editora chegam a 50, 60 e até 80% de desconto! Lembro das tantas vezes em que saí de lá com sacolas quase sem poder carregar, dívidas no cartão de crédito e um sorriso de não se conter. Felicidade total! Comprei tantos livros na Valer que posso dizer que meu acervo é quase uma extensão da editora.


Livraria Valer e as publicações regionais em primeiro plano.
 Mas hoje, quando visitei a livraria fui assaltada por uma sensação que ainda não sei descrever. Entrei e vi meu livro entre os livros dos autores regionais e em um lugar de destaque. Na hora eu não esbocei qualquer tipo de emoção. Passei direto e fui tratar dos detalhes para o lançamento do livro, que era o objetivo da minha visita. Depois, acho que meu corpo foi voltando e alguma coisa me disse que eu deveria tirar uma foto. Pedi autorização e comecei a fotografar. Fiquei ainda na livraria e contornei a montanha de livros observando quem estava ali, e meus mestres estavam: Márcio Souza, José Aldemir Oliveira, Pontes Filho, Samuel Benchimol, Euler Ribeiro, Alexandre Rodrigues Ferreira... e tantos outros.

Terminado esse ritual meio sem consciência, ainda participei de uma matéria para um programa de tv sobre a lei que prevê o destaque para obras de autores locais, nesse tipo de ambiente. Durante a gravação dos 2 minutos, eu segurava o meu livro. Depois o repórter pediu que eu folheasse enquanto a câmera captava as imagens. Eu sei que fiz tudo muito automaticamente. Não porque não me interessasse ou porque estivesse entediada. Mas porque talvez eu ainda nem estivesse ali. Meu corpo estava, minha mente vagava.

O livro Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus entre os livros de escritores regionais.

Quando cheguei em casa e descarreguei as fotos no computador e fui conferir as imagens, veio a surpresa. Foi então que eu consegui ver a livraria inteira, a prateleira de títulos regionais e no alto O MEU LIVRO! Não era uma montagem fotográfica! Não era na estante da minha casa! MEU LIVRO ESTAVA NA LIVRARIA VALER! Tomei um choque! Eu tenho um livro! E ele está à venda em uma livraria de verdade! Me senti no panteão dos deuses, porque meu livro estava entre os autores que eu leio e admiro. Chorei! ...

O livro Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus.
O livro Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus não é só o resultado de uma pesquisa de iniciação científica que desenvolvi durante a graduação em Educação Artística, na Universidade Federal do Amazonas. Depois de realizada a pesquisa em 1997 e 1998, esse tema passou a compor a minha vida de pesquisadora, é meu objeto de estudo contínuo. Me descobri pesquisadora ao caminhar pela cidade e começar a ver o que antes eu não via. E apresentar esse material ao público é como mostrar meus primeiros passos, pois foi aí que tudo começou. Tenho consciência que é uma obra pequena, mas defendo este filho como o começo de toda a minha trajetória de pesquisadora. E mais que isso. É o começo das minhas descobertas sobre o Centro Histórico de Manaus. Estas descobertas se ampliam a cada dia e me fazem cada vez mais amar e querer o que podemos ter de melhor para a nossa cidade! O livro é pois uma prova de amor à Manaus!


***************
Lançamento no dia 30 de março, sábado, às 10h.
A Livraria Valer fica na Rua Ramos Ferreira, 1195. Centro. Manaus-AM. Fone: (92) 3633-6565.

Comentários