Matéria no G1 sobre o lançamento do livro Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus

Antes de sair para a Livraria Valer, onde aconteceria o lançamento do livro Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus, recebi uma ligação da Camila Henriques do jornal G1 AM, para uma entrevista sobre o livro. Gostei muito da matéria! Segue na íntegra a matéria que saiu no mesmo dia do lançamento do livro, dia 30 de março de 2013.

G1 AM

**********************


30/03/2013 12h06 - Atualizado em 30/03/2013 12h10

Doutoranda da PUC-RJ 



publica livro sobre 




Centro Histórico de 




Manaus




Obra foi produzida em 1997, como pesquisa de iniciação científica. 

Autora resolveu 'tirar' projeto da gaveta após observar interesse no Centro da cidade.

Camila HenriquesDo G1 AM
Comente agora
Maria Evany Nascimento contou com ajuda do fotógrafo Armando Cajueiro e orientação da professora Luciane Viana para finalizar projeto (Foto: Divulgação)Maria Evany Nascimento contou com ajuda do fotógrafo Armando Cajueiro e orientação da professora Luciane Viana para finalizar projeto (Foto: Divulgação)
Um projeto de pesquisa dos tempos da faculdade de Artes, na então Universidade do Amazonas, em 1997, se tornou um livro com 220 páginas e 137 imagens em preto e branco. Idealizada pela doutoranda em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Maria Evany Nascimento, a obra "Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus" foi revisada no ano passado e terá lançamento oficial neste sábado (30), em Manaus.
Em entrevista ao G1, a autora explicou que o trabalho nasceu da necessidade de produzir um material que servisse como referência para o estudo da história da arte em Manaus. "O projeto de pesquisa durou um ano, entre pesquisa, análise de dados, elaboração de relatório e a apresentação do resultado final. Na época, cheguei a ganhar o primeiro lugar em um prêmio de pesquisa da área de humanas da Ufam", contou.
Centro da capital amazonense (Foto: Arquivo/ AVG/ TV Amazonas)Centro da capital amazonense é citado na obra (Foto: Arquivo/ AVG/ TV Amazonas)
A primeira vez que pensou em publicar o livro foi em 2000, quando a editora Valer fez um convite para participar de uma série sobre Manaus no final do século XX. Para incrementar o trabalho, Maria Evany contratou o fotógrafo Armando Cajueiro, autor das imagens que compõem o livro. “Mas o projeto acabou não saindo e o engavetamos. No ano passado retomamos a ideia por conta desse interesse no Centro Histórico por parte do poder público e da população”, afirmou.
Como a autora optou por não acrescentar nem retirar informações do livro e manter as imagens feitas em 2000, ela acredita que o leitor vai se surpreender ao folheá-lo. "Algumas obras não se encontram mais nas praças e alguns locais foram revitalizados. Isso nos ajuda a perceber o quanto a cidade é dinâmica. O fato de a obra estar ou não preservada indica como nos relacionamos com a cidade e com o que reconhecemos como patrimônio", ressaltou.
O livro "Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus" é distribuído pela Editora Valer e tem edição limitada, com 500 cópias.

Comentários