Anunciado restauro da Praça da Matriz, em Manaus

O tombamento do Centro Histórico de Manaus, efetivado em janeiro de 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, abriu portas para grandes investimentos em projetos nessa área da cidade. Mais de 1.500 bens foram catalogados como de interesse de preservação. Neste dia 22 de março, o Portal Amazônia publicou uma matéria bem interessante falando sobre os projetos de RESTAURO da Praça da Matriz e demais intervenções para outras áreas do Centro Histórico. Segundo o calendário dos projetos, a Praça da Matriz será entregue antes da Copa de 2014. Vamos acompanhar!

Portal Amazônia

*******************


22 de março de 2013 - atualizado as 14:26

Obras de restauro da Praça da Matriz iniciam no 2º semestre em Manaus

A intervenção prevê ações de paisagismo, novo projeto do aquaviário, edificação da Praça XV de Novembro e restauro do Relógio Municipal.

 Redação - jornalismo@portalamazonia.com
Relógio Municipal. Foto: Divulgação/Semcom
Relógio Municipal. Foto: Divulgação/Semcom
















MANAUS -  A capital manauara mapeou 1.656 patrimônios de preservação de Primeiro e Segundo Graus, a Orla Portuária e dez praças históricas. Os trabalhos de revitalização, restauro e requalificação da Praça XV de Novembro, popularmente conhecida como Matriz, Relógio Municipal e parte da Avenida Eduardo Ribeiro iniciam no segundo semestre de 2013. O recurso paras as obras é do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC Cidades Históricas), do Governo Federal.
O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) apresentou dez propostas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para obter os recursos.
O titular do Implurb, Roberto Moita, informou que  é preciso uma revitalização mais ampla. “Queremos unificar essa ‘mancha’ de áreas públicas, que já existe, pelas obras do PAC, solicitando os financiamentos”, explica Moita. O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro (Semex), Manauscult e Secretaria de Infraestrutura (Seminf).
“É um passo grande no processo desejado por tantos de recuperação daquela área emblemática”, diz o diretor de Planejamento do instituto, Laurent Troost.
A reforma da Praça da Matriz tem previsão para estar concluída antes da Copa do Mundo de 2014. A intervenção prevê ações de paisagismo, novo projeto do aquaviário, edificação da Praça XV de Novembro, novos mobiliários urbanos, iluminação pública e cênica, restauro do Relógio Municipal e reabertura do canteiro central.
Locais beneficiados com o PAC
Na lista do PAC Cidades Históricas estão previstas intervenções para a Biblioteca Municipal, restauro do Relógio Municipal, revitalização do Museu do Homem do Norte, adaptação do prédio da antiga sede da Câmara Municipal em escola de arte, entorno da Praça XV de Novembro, restauração e revitalização do Hotel Cassina, praça Dom Pedro II, Praça Tenreiro Aranha, restauração do Pavilhão Universal, Praça Adalberto Vale e Praça dos Remédios. Algumas obras têm ações mais isoladas e longas, e outras têm finalidade de dotar a cidade de mais equipamentos culturais.
Pac Cidades Histórias
Em 2013, o PAC Cidades Históricas também vai liberar R$ 300 milhões para proprietários de imóveis de 94 cidades que têm conjuntos tombados pelo Iphan. O financiamento tem amortização de 25 anos, pela Caixa (reajuste pela TJLP + 1% ao ano), que além de promover a recuperação de um imóvel importante, permite o resgate amplo de regiões.
A ideia do Ministério da Cultura (MinC) é tornar o patrimônio cultural um indutor de geração de renda, agregação social e afirmação da identidade das cidades históricas.
*****************************************

Comentários