De passagem por São Paulo - Igreja de Santa Ifigênia


Talvez seja até comum encontrar nas grandes cidades algumas igrejinhas assim, quase perdidas na paisagem. Eu gosto de encontrá-las. Quando estão assim me parecem tão fortes porque, como esta, resistiram ao imponente arranha-céu.


Ao contrário da igrejinha anterior, a Igreja de Santa Ifigênia se impõe um pouco mais ao seu entorno. Mesmo que este entorno esteja tomado por prédios maiores, estacionamento e trânsito de veículos. A gente ainda consegue vê-la de longe. Do outro lado da rua dá vontade de entrar. Por fora, a pedra ficou escura de tanta poluição. Por dentro... mergulha-se em outro tempo e outro espaço.


Dentro da igreja, olhando para baixo nos deparamos com os mosaicos em sofisticados desenhos. São tão lindos que dá vontade de pendurá-los na parede... e pisamos sobre eles. São vários desenhos geométricos tão bem elaborados que tornam o piso uma obra de arte.





Foto: Sídney Silva.
 Olhando para o alto vê-se várias rosáceas com os vitrais com temas diferenciados. Um pouco de detalhe gótico na igreja compacta.



Foto: Sídney Silva.
 Dentro da igreja o som é de silêncio. Alguns passos de visitantes-turistas às vezes se destacam. Comentários baixinhos sobre a arquitetura entre um e outro. Mas a igreja continua sendo um espaço de oração. Entrei, pedi saúde para mim, minha família e meus amigos. Seguindo o conselho dos antigos de sempre fazer um pedido ao entrar pela primeira vez em uma igreja.

Dentro da igreja, mesmo que ela esteja num centro urbano movimentado, a gente respira outro ritmo. Da porta para dentro é possível parar e fazer uma oração. Da porta para fora a correria da cidade toma a nossa vida.


Foto: Sídney Silva.
 Santa Ifigênia é a padroeira dos lares, por isso ela segura uma casa com a mão esquerda e com a direita pede aos céus proteção. Que ela proteja nossos lares. Amém!



***************
Igreja de Santa Ifigênia, Rua Santa Ifigênia, nº 30 - Centro Velho. São Paulo-SP.

Segue o link de um vídeo que encontrei no youtube sobre esta igreja. Muito bom! Apresenta informações históricas e muitas imagens. Material feito também por uma professora!
http://www.youtube.com/watch?v=2QLgXJNu81k

Comentários