2021 é 100 - Desafio Literário - JANEIRO: literatura infantojuvenil

 

 

Livros de literatura infantil lidos em janeiro 2021

E nesse mês de Janeiro, seguindo o meu Desafio Literário de ler 100 livros ao longo do ano, li 31 livros, destes, 5 foram de literatura classificados como Infantil e/ou Infantojuvenil. Conto aqui as minhas experiências leitoras com cada um desses livros, a partir das anotações que estou fazendo em um caderno, onde coloco as informações básicas sobre a obra, minhas impressões, a classificação do livro e a categoria de leitor (adotando como referência a pesquisadora Nelly Novaes Coelho). 

Muitos desses livros já inspiram atividades didáticas para a sala de aula. Vou apontar algumas ideias imediatas. Mas essa abordagem merece um post mais cuidadoso. 


Nunca acontece nada na minha rua

Nunca acontece nada na minha rua - Ellen Raskin


Nunca acontece nada na minha rua
Autora e ilustradora: Ellen Raskin
Editora Ameli, 2018
32 páginas

Luis Rodolfo é um garotinho que acha que não acontece nada na rua dele. Mas será que é isso mesmo?

Um encanto de leitura! Uma riqueza de possibilidades! Texto super curto. Uma linha de texto intercalando as páginas ilustradas. Perfeito para crianças pequenas em processo de alfabetização, por ser muito divertido e funcionar como um jogo. As ilustrações se colocam como narrativa que se opõe aos pensamentos de Luís Rodolfo. Como se fosse um filme, as ilustrações conseguem esse ritmo dinâmico.

Fiquei super inspirada para escrever um livro sobre a minha rua, falando sobre a movimentação dos vizinhos e todos os vendedores e carros de venda que passam. Já tenho um poema em que narro algumas coisas. Quem sabe ilustrar agora? Pensei também na possibilidade de Oficinas do Intercidade para Crianças. O livro também é ótimo para trabalhar junto com o Da minha janela, do Otávio Júnior que ganhou o Prêmio Jabuti no ano passado. São antagônicos e complementares. 

Classificado como 1. Livro ilustrado. 2. Literatura de Infância. 3. Literatura norte-americana.

E de acordo com as categorias de leitor poderia destinar-se a partir do Pré-Leitor.


Histórias do Xingu

Histórias do Xingu - Cláudio e Orlando Villas Bôas


Histórias do Xingu
Autores: Cláudio e Orlando Villas Bôas
Ilustrações: Rosinha
Editora Companhia das Letras, 2013
56 páginas

São nove histórias curtas falando do cotidiano na aldeia, a relação com a natureza e os seres encantados, contadas por quem muito as ouviu. O texto traz diálogos curtos e rápidos, com desfechos objetivos. Traz um universo mágico, de seres encantados e animais que falam e negociam com os homens.

Tem uma apresentação da antropóloga Betty Mondlin, que ressalta a importância dos autores como grandes pesquisadores e defensores dos povos do Xingu. Ao final tem um glossário e informações sobre os autores e a ilustradora.

Classificado como 1. Literatura infantojuvenil. Pode destinar-se ao Leitor em Processo.


Nas águas do Rio Negro

 

Nas águas do Rio Negro - Drauzio Varella

Nas águas do Rio Negro
Autor: Drauzio Varella
Ilustrações: Odilon Moraes
Editora Companhia das Letrinhas, 2017
52 páginas

Surpresa! Não sabia que o grande médico Drauzio Varella, era também um contador de histórias. Uma narrativa divertida, cheia de surpresas, de um imaginário conhecido de outras histórias. Ele é o próprio protagonista, que sai de um barco, entra na floresta e vai encontrando os seres encantados amazônicos e vivendo com eles muitas aventuras.

As ilustrações são poéticas, aguadas quase sombrias. No final, um longo texto em que o autor fala sobre sua paixão pelo Rio Negro, sobre o barco "Escola da Natureza" com o qual viajou muitas vezes para cá, a metodologia da coleta das plantas para estudo e de onde e de quem ouviu as muitas histórias que narra. Também tem informações sobre o autor e o ilustrador.

Classificado como 1. Contos - Literatura infantojuvenil. 2. Folclore - Literatura infantojuvenil. 3. lendas - Literatura infantojuvenil. 4. (Amazônia). Pode destinar-se ao Leitor em Processo, pela quantidade de texto. 

 

O Brasil no papel em poesia de cordel

 

O Brasil no papel em poesia de cordel - Fábio Sombra e Maurício de Souza

O Brasil no papel em poesia de cordel
Autores: Fábio Sombra e Maurício de Souza
Editora Melhoramentos, 2014
64 páginas

Uma delícia de leitura! Como é bom se surpreender com tanta coisa linda que tem no nosso país! Impossível não amar! E acho que o objetivo era esse, deixar o leitor apaixonado e com vontade de conhecer todos esses lugares. E quando esse desejo é lançado na infância a gente carrega por toda a vida adulta. 

O texto é delicioso, as ilustrações divertidas, as fotos dão o tom de realidade do lugar, e o projeto gráfico deixa tudo em hiperlink. A viagem narrativa começa pela Bahia, vai subindo, beirando o mapa, entrando nas outras regiões e termina no Rio de Janeiro. Ao final tem informações sobre o ilustrador e o cordelista.

Classificado como 1. Literatura infantil brasileira. 2. Literatura de cordel. Pode destinar-se a partir do Leitor Iniciante

 

Pinóquio

 

Pinóquio - Lectícia Dansa

Pinóquio
Autora: Lectícia Dansa
Ilustrador: Salmo Dansa
Editora Dibra, 2013
64 páginas

Uma leitura muito gostosa pois é um texto em poesia, quadras com rimas simples. Uma versão da história tão conhecida de Carlo Collodi. Muito bom para ler em voz alta. Inspira contação de histórias. (Eu gravei um podcast).

As ilustrações cativam. Com certeza texto e ilustrações vão chamar a atenção dos pequenos. E foram feitos por mãe e filho. Ao final do livro, informações sobre o autor da história, Carlo Collodi, a autora da adaptação em poesia e o ilustrador. 

Classificado como 1. Literatura infantojuvenil. Pode destinar-se a partir do Leitor em Processo.  

 

Evany Nascimento em um dia básico de trabalho em casa
 

Eu gosto muito de literatura infantil ou infantojuvenil, como são classificados esses livros. Gosto pela magia do texto, pelas ilustrações incríveis, pelo projeto gráfico que é sempre muito caprichado, pelas inúmeras possibilidades que me ocorrem, para a sala de aula. Já possuo um bom acervo mas sempre estou comprando ou ganhando de presente. Resta agora continuar com o Desafio Literário e ler e reler todos eles pra compartilhar com vocês. 

Até a próxima! 

*****

 

Acompanhe também as outras postagens sobre o Desafio Literário no mês de janeiro:

2021 é 100 - Desafio Literário - JANEIRO

2021 é 100 - Desafio Literário - JANEIRO: literatura indígena - Yaguarê Yamã

2021 é 100 - Desafio Literário - JANEIRO: literatura indígena - Tiago Hakiy

2021 é 100 - Desafio Literário - JANEIRO: livros da TAG Curadoria 

2021 É 100 - Desafio Literário - JANEIRO: livros teóricos

Comentários