2021 é 100 - Desafio Literário - JANEIRO

 

Evany Nascimento - Desafio Literário 2021 - Janeiro: 31 livros lidos

E vamos contar como foi esse primeiro mês de Desafio Literário.

Eu comecei o ano me lançando um grande desafio chamado 2021 é 100. em que eu me propunha a ler 100 livros. Tudo porque em 2020 eu li 74 livros e gostei. O isolamento, o trabalho em casa, a necessidade de buscar formas de não enlouquecer enquanto aguardamos a vacina para a Covid-19, me fez voltar para a literatura como eu ainda não havia experimentado antes. Em outro post vou contar sobre essas descobertas do ato de ler. Aqui, vou apresentar o quantitativo das obras que consegui ler em janeiro. E conforme meu desafio, bati todas as metas e foram 31 livros lidos. Vamos ver por temas. 

Livros teóricos

Livros teóricos - Peter Burke e Roger Chartier
 

No plano das leituras teóricas estou mergulhando na História Cultural, com o Peter Burke e li quatro livros dele, começando pelo Testemunha Ocular. São leituras que estão me ajudando muito na ampliação de visão sobre os trabalhos de pesquisa que venho desenvolvendo sobre cultura urbana. Além de me fazer repensar sobre a dinâmica da pesquisa mesmo. Ainda tenho mais 3 livros dele para ler esse mês de fevereiro. E comecei também a ler o Roger Chartier. A aventura do livro foi o primeiro de uma série de quatro que ainda vou dar continuidade. As leituras foram feitas pela manhã, contando como horas de trabalho, uma vez que fazem parte das minhas pesquisas e vão gerar publicações. 

Tenho aqui outro post em que comento individualmente cada livro.

Livros da TAG curadoria

Livros TAG Curadoria lidos em janeiro de 2021

Eu literalmente comecei o ano de 2021 lendo os livros da TAG. Após os fogos da virada, embarquei no O deserto dos tártaros e terminei no mesmo dia. Cada livro, ao ritmo e tema de cada autor, pede do leitor reflexões muito pontuais sobre temas contemporâneos, porque é literatura contemporânea. Tô adorando essas viagens! Concluí os três livros do ano de 2018 e ainda li os três primeiros de 2019. Essas leituras eram feitas quando eu encerrava meu expediente de trabalho, após as 18h. Foi um ótimo exercício para regular o horário de trabalho. Espero continuar assim quando iniciarem as aulas remotas. No ritmo de leitura que consegui, acredito que vai dar para ler os nove livros de 2019 que faltam. Se conseguir, estarei adiantando o que havia previsto como meta. 

Tenho aqui outro post em que comento individualmente a minha experiência leitora com cada livro.


Literatura Indígena

Livros de Yaguarê Yamã

Livros de Tiago Hakiy

Parte do meu Desafio Literário é ler todos os livros de literatura indígena que tenho. E eu tinha previsto um autor por mês, mas como os livros são bem curtinhos, nesse mês de janeiro consegui ler dois autores: Yaguarê Yamã e Tiago Hakiy. As leituras foram feitas aos domingos, mesmo fazendo parte do meu trabalho. E faz muita diferença ler o mesmo autor de forma continuada assim. Foram seis livros do Yaguarê Yamã e oito livros do Tiago Hakiy. Uma viagem pelas narrativas memoriais e inventivas da cultura indígena. Importantíssimo para descobrirmos que somos também natureza, que estamos cercados por seres encantados que protegem o lugar em que habitamos.

Essas leituras também merecem um post para tratar com mais detalhes da experiência leitora. Para elas tenho um post sobre o Yaguarê Yamã e outro sobre Tiago Hakiy


Clássicos

Os Lusíadas - Luis de Camões - Editora Nova Fronteira

Na temática dos Clássicos eu consegui concluir Os Lusíadas que eu havia iniciado ano passado. É uma edição linda da Nova Fronteira, formato livro de bolso, em capa dura, com 696 páginas. Tem uma Introdução que contextualiza vida e obra; ao final tem ilustrações das capas das primeiras edições e o conjunto das letras capitulares que iniciam cada canto. O livro está organizado com duas estrofes em cada página. E destaco aqui a minha experiência leitora.

Entendi a história? Não. Não atingi esse nível. Reconheci personagens aqui e ali, me encantei com algumas estrofes, li em voz alta, li mentalmente, apreciei as rimas. Li com o peso da história da obra e do autor, por ser um clássico. Posso dizer que foi o livro mais hipertextual que já li. Não só porque os elementos me levavam a buscar referência fora a todo momento, mas porque foi lido também em um período de difícil concentração. Poucas vezes me senti presa à história. Na verdade eu não achei a história, eu li estrofes e versos. Foi uma leitura difícil mas venci o desafio de concluir. Eu havia iniciado dia 4 de outubro de 2020 e terminei dia 14 de janeiro de 2021.(Perdão, Camões!)

 

Literatura Infantil

Livros de Literatura Infantil lidos no mês de janeiro de 2021

E em um domingo também, li esses cinco livros que se destinam ao público infantil e infantojuvenil e são leituras deliciosas, cheias de surpresas e que nos deixam também cheios de ideias. Principalmente quem é professor, mediador de leitura ou contador de histórias. Descobri o Drauzio Varela como contador de histórias para crianças. O Brasil em cordel é uma aula de possibilidades maravilhosa! Pinóquio em poesia é delicioso de ler e gravei um podcast com ele. E as histórias do Xingu serviram para descobrir novas histórias indígenas. Mas o encanto maior entre todos esses ficou com esse pequeno Nunca acontece nada na minha rua

Claro que eu vou contar mais sobre esses livros em outro post. Aqui está.

 

Napoleão me acompanhando nas leituras
 

Napoleão me acompanhou de perto em muitas leituras. Espero que no Mês de Fevereiro eu continue com esse mesmo ritmo e dê conta das metas: concluir os livros da TAG de 2019; ler todos os livros que tenho do Daniel Munduruku; concluir As Mil e Uma Noites; ler os três livros do Peter Burke; ler pelo menos mais um do Roger Chartier; dar continuidade ao livro do Boaventura de Souza Santos (ainda não saí da Introdução), O fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. E ainda tem alguns de literatura infantil. Então, tem muita coisa pra acontecer nos próximos 28 dias. 

Segue a lista de livros lidos na ordem em que foram lidos.

01 - O deserto dos tártaros - Dino Buzzati
02 - Nada - Carmem Laforet
03 - Um curumim, uma canoa - Yaguarê Yamã
04 - A origem do beija-flor - Yaguarê Yamã
05 - Nunca acontece nada na minha rua - Ellen Raskin
06 - O coração é um caçador solitário - Carson McCullers
07 - Formigueiro de Myrakãwéra - Yaguarê Yamã
08 - Contos da Floresta - Yaguarê Yamã
09 - Morõgetá witá: oito contos mágicos - Yaguarê Yamã
10 - Pequenas guerreiras - Yaguarê Yamã
11 - Testemunha Ocular: o uso de imagens como evidência histórica - Peter Burke
12 - A velocidade da luz - Javier Cercas
13 - Os Lusíadas - Luís de Camões
14 - Tupany, um menino Maué - Tiago Hakiy
15 - Curumim - Tiago Hakiy
16 - Guaynê derrota a cobra grande - Tiago Hakiy
17 - O canto do uirapuru, uma história de amor verdadeiro - Tiago Hakiy
18 - O Polímata: uma história cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag - Peter Burke
19 - Primavera num espelho partido - Mario Benedetti
20 - O que é história do conhecimento - Peter Burke
21 - Noçoquém: a floresta encantada - Tiago Hakiy
22 - A pescaria do curumim e outros poemas indígenas - Tiago Hakiy
23 - A origem dos bichos - Tiago Hakiy
24 - Awiató-Pot: histórias indígenas para crianças - Tiago Hakiy
25 - Histórias do Xingu - Cláudio e Orlando Villas Bôas
26 - Nas águas do Rio Negro - Drauzio Varella
27 - O Brasil no papel em poesia de cordel - Fábio Sombra e Maurício de Souza
28 - Pinóquio - Letícia Dansa
29 - O olho mais azul - Toni Morrison
30 - O que é história cultural - Peter Burke
31 - A aventura do livro: do leitor ao navegador - Roger Chartier

 

Em janeiro foi assim!

Até a próxima!

Comentários

  1. Que legal. Parabéns. Faço assinatura da tag e estou super atrasada na leitura desses livros maravilhosos. Retomando agora com os livros de 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está retomando! Vale realmente a pena. É uma experiência literária enriquecedora conhecer autores e narrativas de diferentes culturas e lugares do mundo. Eu estou adorando! Boas leituras pra você!

      Excluir

Postar um comentário