2021é 100: Desafio Literário

 

Cantinho de leitura

 

Em 2020 eu li 74 livros. Não foi planejado desde o início do ano. Foi acontecendo pela necessidade de me concentrar em algo que pudesse aliviar o estresse, a tristeza, o desespero e o pânico que a pandemia de Covid19 ia causando ao longo dos dias. Foram 10 meses de isolamento social, em total home office (agradeço por ser uma pessoa privilegiada nesse aspecto). E o isolamento deve continuar ainda por muitos meses até que tenhamos uma vacina e possamos circular com mais liberdade nas ruas. Então, ficar em casa me oportunizou também um contato maior com meus tesouros e eu li como nunca tinha lido antes na vida.

Depois dessa experiência agora quero me planejar melhor e ampliar a meta para 100 livros em 2021. E já tenho em mente alguns temas específicos aos quais pretendo me dedicar: literatura indígena, continuar o Desafio TAG, livros teóricos sobre cidade, os clássicos de todos os tempos e livros de poesia. Só preciso organizar o tempo de leitura. A princípio estou pensando nesse sistema:

 

Literatura Indígena

 

Acervo de literatura de autores indígenas para ler em 2021

Preciso ler todos os meus livros de literatura indígena e adquirir mais ao longo desse ano. Vou dedicar os domingos a essa temática e um autor por mês: 

JAN - Yaguarê Yamã. Porque tenho um orientando de Mestrado que está fazendo um trabalho sobre ele.

FEV - Tiago Hakiy. Já li alguns livros dele, mas vou reler todos de uma só vez.

MAR - Daniel Munduruku. O clássico dos autores do gênero. Escritor paraense.

ABR - Rony Wasiry Guará. Mais um escritor do Amazonas.

MAI - Cristino Wapichana - escritor de Roraima.

JUN - Ely Macuxi e Jaime Diakara.

JUL - Kaká Werá e Olívio Jekupé

AGO - Ailton Krenak

SET - Sônia Guajajara

OUT - Álvaro Tukano

NOV - outros autores que eu for adquirindo ao longo do ano.

DEZ - outros autores que eu for adquirindo ao longo do ano.
 

Se eu conseguir ler todos esses que estou pensando, serão quase 100 só nessa temática. 

 

Desafio TAG

 

TAG 2018

Ano passado retomei a leitura dos livros do Clube de Leitura TAG. Sou assinante desde agosto de 2016 mas havia lido apenas 6 livros. Ano passado eu li mais 20 livros. Mesmo assim, continuo com as leituras atrasadas. Então, minha meta é alcançar o grupo até o final do ano. O plano está assim:

Janeiro: concluir os livros de 2018 ainda na primeira semana.

De janeiro a março: ler os livros de 2019.

De março a junho: ler os livros de 2020.

De julho a dezembro: ler os livros de 2021.

Essas leituras serão feitas sempre à noite, antes de dormir, por pelo menos 1h. Pretendo começar um livro novo toda segunda-feira e continuando com o ritmo atual, posso ler cada livro em 2 ou 3 dias. O restante da semana será dedicado a outros livros de literatura. Então, acredito que consigo ler um livro da TAG por semana.


Os Clássicos

 

Clássicos para terminar de ler em 2021

Ainda tenho uma coleção de livros que são considerados clássicos de todos os tempos que preciso ler. Atualmente estou lendo Os Lusíadas e As mil e uma noites o 1º volume. Há outros mais como Dom Quixote, 20 mil léguas submarinas, A ilha misteriosa, A montanha mágica, Os três mosqueteiros, O Conde de Monte de Cristo... Vou inseri-los ao longo da semana, após concluir a leitura dos livros da TAG.


Poesia

 

Livros de poesia para ler em 2021

Ano passado me dediquei um pouco mais a ler e escrever poesia. Gostei da experiência e pretendo continuar. Pretendo dedicar os sábados para essa temática. Assim que terminar Os Lusíadas, vou retomar a Adélia Prado - Poesia reunida, e seguir com Manoel de Barros, Florbela Espanca e os outros.


Livros teóricos sobre cidade

 

1º livro teórico do ano de 2021

Pra essa temática até já separei um caderno especial para anotações. Faz parte da continuação do Projeto Iconografias Urbanas, que preciso encerrar com publicações esse ano. Sendo assim, preciso intensificar as leituras teóricas para as discussões com o Grupo Intercidade. Já comecei a ler Testemunha ocular, do Peter Burke. Essas leituras serão feitas no primeiro horário da manhã, das 8h às 10h, de segunda a quarta, já que faz parte do trabalho. 



Agenda de 2021 já com os post its preparados

E esse é o planejamento para o Desafio Literário de 2021 que estou chamando de 2021 é 100!. Vou tentar também ir fazendo as postagens comentando sobre as leituras, pelo menos ao final de cada mês. Mas como todo planejamento, tudo aqui está sujeito a mudanças. Mesmo assim, eu não consigo começar o ano sem organizar minhas metas. 

Que seja um ano melhor do que esperamos!

Comentários

  1. Uauuuuu. Compartilhe conosco suas impressões sobre as leituras.
    Um 2021 de muitas leituras para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katty! Com certeza compartilharei a cada mês essa aventura literária. Grata pela visita! Até mais,

      Excluir

Postar um comentário