CLIPAGEM VIRTUAL ("e-clipping") - De jornais locais/Manaus-AM

Há algum tempo eu venho fazendo CLIPAGEM dos jornais locais para minhas pesquisas sobre o Patrimônio em Manaus. Com isso, tenho guardado jornais impressos e há alguns meses, arquivado as matérias online no google docs. O arquivamento dessas matérias no google e não apenas do link se tornou necessário quando, depois de usar uma matéria para meu texto de qualificação, fui procurar acessá-la um tempo depois e não consegui mais. Eu não tinha impresso o documento nem guardado o texto de outra forma, a não ser a citação que me interessava e o link. Isso me fez buscar outra forma de clipagem e arquivo de material. Mas esses arquivos ficam no meu acervo pessoal e a menos que eu envie por e-mail, a compilação não está acessível, a não ser que se busque por todos os jornais.

Pensando nisso, decidi incluir no PANEIRO as matérias que leio e guardo para futuras consultas. Diariamente são cinco jornais locais que vejo: A Crítica, D24, Em Tempo, G1 AM e Portal Amazonas. Há sempre alguma nota sobre a situação das praças, do Centro Histórico, atividades artísticas em praça pública, polêmicas sobre o uso desses espaços, inaugurações, modificações.

A partir de hoje, 1º de dezembro de 2012, vou incluir essas matérias na íntegra. Tornando o PANEIRO mais um mecanismo de buscas para quem pesquisa ou quer saber mais sobre cultura e patrimônio urbano, especialmente os espaços públicos da cidade de Manaus, a partir do que é publicado nos periódicos. E para mim, um cantinho onde posso encontrar, além dos meus arquivos, o material disponibilizado, mesmo que o link seja retirado do ar ou o texto modificado.

Continuo buscando uma forma mais dinâmica e fácil de arquivar e acessar material de pesquisa online. Enquanto não encontro, vou usar o espaço do blog para esse arquivo também, e disponibilizá-lo aos visitantes.

Então é isso!

CLIPAGEM VIRTUAL
Clipagem de notícias online sobre o patrimônio da cidade de Manaus.
Especificidade: Patrimônio Urbano - Espaço Público - Centro Histórico.
Fontes periódicos online:
1. A Critica
2. D24
3. Em Tempo
4. G1 AM
5. Portal Amazônia

Comentários