"O Menino e o Plátano" - Literatura Infanto-Juvenil

Capa do livro O Menino e o Plátano

Antes de tudo a leitura.
Eu gosto muito de pensar atividades didáticas, de pensar a arte, a literatura como um instrumento para algo, como ponte. Mas antes de qualquer coisa eu mergulho na obra, lançando-me ao propósito para o qual ela foi concebida, para ser apreciada como obra completa. E foi assim com o livro O MENINO E O PLÁTANO, da escritora paulista Rosa Walda Abreu.

Embarquei na história desse menino e sua relação afetiva com uma árvore, uma relação que começou a ser construída com o pai. Emocionei-me a cada página com as descobertas do menino e suas criações. Não pensei em outros meninos, eu estava vivendo a história daquele menino.

Conforme a leitura seguia eu queria logo saber como ia terminar, ao mesmo tempo em que ficava apreensiva sobre esse fim, lembrando que ficaria sem a história, sem as descobertas primeiras. Muitas coisas foram aparecendo em minha mente quando virei a última página. Muitas perguntas eu queria fazer à história e queria respostas. Comecei a lembrar de outros meninos, de outras histórias, de outros livros que traziam uma mensagem semelhante.

E é nesse momento de despertar da história vivida que as estratégias metodológicas vem em cascata. Agora com uma vontade irresistível de escrever um texto sobre essas impressões e compartilhar com outros leitores.

Para atividades de contação de história pensei em seguir as estratégias do menino e preparar os cartões com folhas e flores secas. Pensei que interessante seria uma sequência entre este livro e o livro lindo do André Neves, A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA. Pensei que esses dois livros poderiam render um projeto de integração entre crianças, adolescentes e idosos. Pensei em atividades de educação ambiental, de artes, de poesia... Pensei...

Comprei o livro para o meu acervo particular e outro para presentear três amigos. O livro que vai para presente segue com cartões confeccionados por mim, com folhas e pétalas de rosa secas... beleza que continua a enfeitar o mundo.

Cartões confeccionados com folhas e pétalas secas




Rosa Walda Abreu
"Nascida em Presidente Prudente, interior de São Paulo, atualmente reside em Itapecerica da Serra (SP), é mestre em Letras e leciona na Universidade de Santo Amaro - Unisa. As ilustrações são do artista plástico Sérgio Ramos, que exerce diversas atividades, tais como projetar casas e design de móveis, desenvolver sites na internet, cenários para teatro, esculturas, objetos de decoração, entre outras."
http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheAutor.aspx?idAutor=7145 


Sinopse
"-Plátano é um tipo de árvore, muito frondosa, comum na América do Norte, Ásia e Europa, mas que também pode ser encontrada nas regiões frias e montanhosas do Brasil como por ex.: Campos do Jordão. Sua folha ficou conhecida no mundo inteiro, pois está desenhada na bandeira do Canadá. O menino e o plátano traz a história de um menino que, ao nascer, ganhou de seu pai uma pequena muda desta árvore, plantada no jardim de sua casa. A partir daí a autora, no decorrer da narrativa, vai contando a relação da criança com sua planta, e de maneira poética, matefórica e sutil, estabelece ao mesmo tempo um paralelo entre a natureza humana e o mundo vegetal. Ao aproximar-se o inverno, as folhas de sua árvore caiam e ela ficava "despida" na época mais fria do ano. O menino não entendia porque isso acontecia, o que lhe causa uma sensação de tristeza e nostalgia. Não se conformava também com o fato de ter que queimar todas aquelas folhas. Até que um dia, depois de conhecer o Recanto do Vovô e alguns de seus moradores, ele descobre que as plantas fazem isso para economizar energia que será gasta durante o inverno. O outono da vida vegetal explica o outono da vida humana. Talvez esta seja a mensagem mais forte do livro, mas não a única. A história desperta também, de maneira bem poética, para a conscientização ecológica. Um dos vovôs ensina como fazer uma composteira, buraco no qual se joga lixo orgânico para depois ser aproveitado como adubo para as plantas."
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1120933/menino-e-o-platano-o-3-edicao 


Um pé de plátano.


Folhas de plátano.

Comentários