CARTÕES TELEFÔNICOS - Logradouros Públicos - 1998/1999

Nesta terceira postagem sobre os cartões telefônicos temáticos de Manaus, trago alguns sobre as praças do Centro Histórico da cidade: Praça da Saudade, Praça da Polícia e Praça São Sebastião. Vale a pena chamar a atenção para alguns detalhes como o cartão da Praça da Saudade de 1998, que traz o traçado com os canteiros elevados e o pequeno parque com brinquedos. No cartão da Praça da Polícia, ao fundo, ainda é possível ver o Comando da Polícia no tom de cinza. E o cartão da Praça São Sebastião, em 1998 e 1999 ainda mostra o gradil de proteção do Monumento à Abertura dos Portos.


Praça da Saudade, Manaus - cartão telefônico, 1998.

PRAÇA DA SAUDADE - 1998
"Foi inaugurada em 1865, sua denominação foi em decorrência de sua localização próxima ao cemitério São José, atualmente Atlético Rio Negro Clube. No centro da praça há uma estátua do fundador da Província, esculpida em bronze e possui sua base revestida em mármore e alguns elementos ornamentais. Possui também um lago revestido de azulejo, uma fonte colorida e duas esculturas em bronze."



Praça da Polícia, Manaus - cartão telefônico, 1998.
Praça da Polícia - 1998
"Instalada na primeira década do século XX, o coreto é montado sobre uma base octogonal em alvenaria, com grade de ferro, desenhos... mesclando folhagens e estátuas das cabeças de dragão, apresentando características art nouveau, escultura de Diana, a caçadora, a luta entre um javali e um cão e uma pequena ponte estilizada em frente ao Comando da Polícia Militar."


Praça São Sebastião, Manaus - cartão telefônico, 1998.

PRAÇA SÃO SEBASTIÃO - 1998
"Seu nome é devido a igreja localizada em frente, possui calçada com pedras portuguesas pretas e brancas. No centro da praça fica o monumento dedicado à abertura dos Portos do Amazonas às Nações Amigas. Sua base, bem como o corpo central é revestida com mármore, o grupo escultórico é de bronze, quatro barcas com elementos que fazem referência aos quatro continentes, seu estilo é barroco."



Praça São Sebastião, Manaus - cartão telefônico, 1999.

PRAÇA SÃO SEBASTIÃO - 1999
"As árvores que cercam a praça são Oitis ("Licania tomentosa") e Viuvinhas ("Petrea volubilis schauer"). O piso com desenhos sinuosos que posteriormente teriam inspirado as calçadas de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro - simboliza o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. No centro da praça pode ser observado o Monumento Comemorativo à Abertura dos Portos e Rios da Amazônia à Navegação Estrangeira, ocorrida em 1866. Ao fundo, encontra-se a Igreja de São Sebastião que tem um estilo neoclássico, com alguns elementos medievais. 
Foto: Antonio Iaccovazo."

Comentários