CARTÕES TELEFÔNICOS - Prédios históricos de Manaus, 1998-99

Nesta quinta postagem sobre os cartões telefônicos, trago seis cartões com imagens de prédios representativos da Belle Époque manauara. São cartões da Telamazon, Telebrás e Telemar de 1998 e 1999. Nesse período, o Mercado Público ainda não tinha entrado em reforma; o Palácio da Justiça era azul; o Comando da Polícia Militar era cinza e as duas esculturas da entrada ainda não tinham sido coloridas; o Teatro Amazonas estava em tons de rosa.

Encerrando a série, só para constar, no verso dos cartões aparece a seguinte informação técnica: "Este cartão contem 20 unidades, permitindo realizar chamadas locais, regionais e nacionais em telefones públicos a cartão no Brasil. Não dobre nem amasse. Para utilização, consulte instruções no painel dos aparelhos ou folhetos distribuídos em postos telefônicos. Não é reembolsável."


Mercado Municipal Adolfo Lisboa - cartão telefônico, 1998.

MERCADO MUNICIPAL ADOLFO LISBOA - 1998
"Conhecido como mercado de ferro, devido sua arquitetura ser quase totalmente em ferro, maneirista flamenga, são chamadas de volutas rolluverk, foi inaugurado em 15 de julho de 1883. O tradicional mercado é também chamado de "casa de duas caras", devido as fachadas uma voltada para o Rio Negro e a outra para a Rua dos Barés. Seu nome é homenagem ao prefeito da época."



Palácio da Justiça - cartão telefônico, 1998.

PALÁCIO DA JUSTIÇA - 1998
"Foi inaugurado em 1900, e tombado pelo Patrimônio Histórico no dia 3.10.1980, deu mais destaque à beleza austera da sua arquitetura, que tem fortes sinais de estilo neoclássico nos detalhes da sua fachada."



Palacete Provincial (Comando da Polícia Militar) - cartão telefônico, 1998.

PALACETE PROVINCIAL (COMANDO DA POLÍCIA MILITAR) - 1998
"Inaugurado em 1875, foi denominado de Palacete Provincial, pois abrigava o Tesouro Provincial. Em 1890, se instalou o Batalhão da Polícia Militar do Amazonas, hoje Comando da Polícia Militar do Amazonas, também funciona neste prédio os museus Tiradentes e Numismática, foi tombado como Patrimônio Histórico em 1988.



Alfândega - cartão telefônico, 1998.

ALFÂNDEGA - 1998
"Foi inaugurada em 27/06/1906, sua arquitetura trabalhada é uma reprodução de prédio inglês, devido a isso seu estilo revela uma nostalgia típica do romantismo. Foi tombado como patrimônio histórico em 1987."



Teatro Amazonas - cartão telefônico, 1998.

TEATRO AMAZONAS - 1998
"Inaugurado em 1896, período áureo do Ciclo da Borracha, com a "avant premiére" da Ópera "La Gioconda" de Ponchielli apresentada pela famosa Companhia Lírica Italiana. O salão nobre do Teatro, ricamente decorado, ostenta 32 lustres com Cristal Murano, 166 lustres em bronze com 1.630 tulipas e 42 estátuas em ferro fundido."



Colégio Estadual D. Pedro II - cartão telefônico, 1999.

COLÉGIO ESTADUAL D.PEDRO II - 1999
"Foi construído entre os anos de 1881 e 1886 e batizado como Gymnásio Amazonense, nos moldes do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro/RJ. O edifício é feito de tijolos e pedras, em fachadas em pedra de cantaria, quatro belas colunas e uma imponente escadaria central. Foto: Francisco de Souza."


Encontrar esta coleção hoje foi uma grata surpresa. Arrumando o guarda-roupa, no final da gaveta, em um saco plástico, lá estava mais de cem cartões. No final dos anos 1990 era comum usarmos telefônico público, os celulares ainda não eram tão populares quanto hoje. Lembro das filas para usar o "orelhão". Então, todos compravam muitos cartões. Os primeiros traziam apenas a marca da empresa, mas nesse período, passaram a atuar como marketing turístico das cidades. É interessante observar os ícones que são reproduzidos como imagem da cidade de Manaus. Basicamente os mesmos dos cartões postais desde os anos 1960. Mas ainda que os monumentos representados sejam os mesmos, estes monumentos sofrem modificações ao longo do tempo, como as cores, gradil de proteção, arborização. E essas mudanças são o retrato da cidade dinâmica e das memórias que falam através dos objetos.

Comentários

  1. cartao telefonico alfandega 1998 se alguem tiver eu compro 011 96446 7687

    ResponderExcluir

Postar um comentário