A Linguagem das Coisas


O livro do arquiteto Deyan Sudjic me encantou desde a capa. Estou ficando viciada em títulos com a palavra COISA. Então certo dia, me deparei com um livro com esse título A Linguagem das Coisas, senti naquele momento que eu precisava dele. Isso foi em maio de 2010.

O livro é antes de tudo um objeto. E foi inicialmente como objeto que ele me chamou a atenção. Capa dura, vermelha, imagens em preto e branco e coloridas, papel especial.
Sim, é um livro bonito!

Depois desse primeiro momento de consumo, das informações do objeto, eu parti para ver o índice e estava lá, bem simplificado:

Sumário
Introdução: Um mundo afogado em objetos
1. Linguagem
2. O design e seus arquétipos
3. Luxo
4. Moda
5. Arte

Os dois primeiros capítulos me interessaram logo. Depois de ler alguns trechos - para convencer meu lado racional porque meu lado sensível já tinha sido conquistado - comprei o livro.

Em pouco tempo ele já estava cheio de post its coloridos, porque o miolo do livro não me permitia escrever nele, então pra não ficar sem minhas anotações básicas, usei post its.

O texto é como uma conversa com o leitor. O arquiteto vai apresentando os objetos, as histórias dos objetos como se nos conduzisse a um museu e fosse nos abrindo os olhos sobre COISAS que não nos damos conta mas que estão bem à nossa frente.

Ele discute conceitos complexos de forma mais simples. Pode ser uma referência para o estudo, juntamente com outros autores, sobre antropologia do consumo e design emocional.

Aproveito os comentários para partilhar as anotações que fiz sobre o capítulo dois do livro: O design e seus arquétipos. Esse material fez parte de uma disciplina de especialização chamada Design, Consumo e Cultura Material, um dos meus campos de pesquisa. Em outro momento posso retomar as anotações e sistematizar um fichamento mais completo. Por hora, segue o link para os slides.

http://www.slideshare.net/evanynascimento/sudjic-a-linguagem-das-coisas

Também vale a pena ver essa entrevista com o autor Deyan Sudjic, falando sobre design e consumo:

http://www.youtube.com/watch?v=f1bK2edNMPA

Comentários

  1. Olá! Por favor, não sei se pode me ajudar...
    preciso fazer uma pesquisa sobre a história, origem até os dias de hoje sobre a Mesa de Jantar. Está bem difícil achar alguma bibliografia que fale a respeito.
    Sabe me dizer se este livro fala alguma coisa que possa me ajudar? Conhece algum outro livro?
    Desde já agradeço!

    Att,
    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lêh.
      Certamente você já deve ter concluído com êxito a pesquisa sobre a mesa de jantar. Mas, gostaria de responder alguma coisa. No livro A História das Coisas, não há referência sobre esse objeto. E talvez você possa encontrar nos livros que tratam da História da Alimentação. É o que me ocorre no momento.

      Sucesso nas próximas pesquisas. E obrigada pela visita!
      Até mais.

      Excluir

Postar um comentário