PANEIRO - de cara nova

Olá, pessoal!


Vocês lembram das nossas postagens? Pois agora vamos continuar com elas mas de cara nova!
E eu vou aproveitar pra contar um pouco da história deste blog.

Tudo começou em 2010, quando no meio do doutorado, eu fui percebendo que tinha muito material de aula que eu não iria mais usar depois (pelo menos não daquele jeito em que estavam configurados). Ainda assim, eram materiais interessantes e que eu não queria perder ou deixar engavetados ou pior, esquecê-los num canto qualquer.

E então eu pensei em criar um tipo de depositário online deste material para que eu pudesse guardar as coisas que eu tinha feito, o que estava pesquisando no momento e também poder compartilhar com outras pessoas.

Aí nasceu o PANEIRO, em 15 de outubro de 2010. Esse ano vamos completar 10 anos de história!
Criei o Paneiro com o que o Blogspot me oferecia de possibilidades visuais e com todas as minhas limitações tecnológicas. E na descrição, o que define a proposta do espaço:

Cabe tudo no Paneiro.
Ideias, trabalhos, fragmentos, dicas, coisinhas...
De cultura, arte, educação, patrimônio, design...
Para transporte, armazenagens e trocas!


Fui buscar uma palavra regional que representasse a ideia do depositário mas também do dinamismo das trocas e transporte. O paneiro é o nosso cesto que serve para guardar diferentes tipos de mercadorias, que sozinho é um presente, que tem uma dimensão estética e histórica no traçado e que se presta à utilidade com toda a simplicidade de um artefato. Escrevi sobre ele aqui.

E a primeira postagem foi dedicada ao professor,  Aos professores - Música: Minha Casa - Zeca Baleiro.

As que seguiram foram slides de aulas, análises de músicas, material sobre as pesquisas sobre cidade, muitas impressões sobre leituras literárias, fichamentos técnicos... e aproveitei bastante também para fazer "clipagem virtual" do material de jornais que eu encontrava sobre a minha pesquisa de doutorado, relacionada ao Centro Histórico de Manaus. E muitas outras coisas do meu universo de trabalho e trânsito.

Então o Paneiro tem essa identidade interdisciplinar porque ele alcança as coisas que vou pesquisando e experimentando.

E para comemorar os 10 anos de história, ele ganhou um novo design, todo elaborado pela designer e ilustradora Clícia Vidal. 

Ela também produziu o meu avatar que é minha marca visual pessoal e as ilustrações belíssimas do "Manaus em Poesia" 2a edição.

Avatar de Evany Nascimento, by Clícia Vidal




Manaus em Poesia 2a edição - capa e ilustrações de Clícia Vidal.


Para o novo design do blog, a Clícia usou de fundo o trançado do paneiro, o nosso cesto, e foi inserindo ícones relacionados à nossa proposta de conteúdo, terminando tudo com as minhas duas paixões: livros e gatos. A cor mantém a mesma paleta cromática do "Manaus em Poesia".  Espero que gostem!

Nossos números

41 seguidores
254 postagens
88 comentários
153.328 visualizações

E nossos outros canais de comunicação também estão sendo retomados, recebendo novo design para estar presente em diferentes espaços.

criado ainda em 2012, estarão os vídeos relacionados aos experimentos audiovisuais para as aulas e outras atividades relacionadas à minha área de trabalho e pesquisa.

Na Página do Facebook
que existe desde maio de 2012, além de compartilhar as postagens do Blog e do YouTube, também compartilho eventos, matérias, links e outras coisas relacionadas à cultura amazônica de forma geral.

E mais recentemente estamos chegando no Instagram
recém criado (na verdade nasceu hoje), vamos usar bastante para atualizar sobre as questões da cultura local e fazer a divulgação dos outros canais.

Então, que venham muitas publicações, visualizações, compartilhamentos e inscrições para encher esse Paneiro de coisas boas!

Iniciamos as comemorações de 10 anos do Blog!


Comentários