Educação e Cidade: um espaço especial no blog

Há tempos venho desenvolvendo atividades educativas nas ruas e praças do Centro Histórico de Manaus, desde que concluí o projeto de pesquisa "Inventário e Catalogação de Obras de Arte em Logradouros Públicos do Centro Histórico de Manaus", em 1998. Neste mesmo ano comecei a falar dos espaços públicos em sala de aula e no ano seguinte, a levar os alunos para ver as obras destes espaços de perto.

Depois veio um projeto desenvolvido na Escola Pública chamado de "Manaus de Todos os Tempos", especialmente para os alunos do Ensino Médio, isso a partir de 2000, quando fui efetivada como professora do Estado. Em 2003 comecei minha trajetória com o Ensino Superior e as atividades nas praças continuaram.

Ultimamente tenho acompanhado algumas matérias que destacam projetos educativos que levam os alunos às ruas, aos espaços públicos. Que bom que estão começando a aparecer na mídia (ainda que seja esporadicamente). Muito bom descobrir ideias que dão certo, propostas inovadoras e interativas para a educação contemporânea.

Diante disso, e de novos projetos que estou iniciando, vou guardar nesse espaço as matérias que vejo sobre essas iniciativas. Para me alimentar e encorajar a continuar levando os alunos à rua.

Vamos pra rua!

Comentários