Laboratório de contação de história I

Participantes do laboratório de contação de histórias


Há algum tempo trabalho com mediação de leitura e contação de histórias. Desde 2003 essa prática passou a ser mais sistematizada e além de participar de cursos de formação de mediação de leitura e contação de histórias também tenho atuado como multiplicadora. Este post inicia mais um cantinho do nosso PANEIRO, com relatos de experiências sobre essas práticas. A ideia maior é compartilhar experiências e material didático. Então vamos lá... contar a primeira história dessa sequência.

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2012, foi realizado na Universidade do Amazonas, o I Seminário de Arte na Educação. Uma realização do curso de Teatro em parceria com o curso de Pedagogia. O evento teve a coordenação de Daniely Peinado e Valdemir Oliveira, professores dos respectivos cursos. O objetivo do evento foi: "Viabilizar experiências teóricas/estéticas sobre o ensino de arte, a partir de práticas docentes pautadas nas abordagens contemporâneas e experiências transdisciplinares". Ao longo dos dois primeiros dias foram realizados quatro laboratórios:

Laboratório I: Pensar/fazer teatro-educativo: da contação de histórias ao faz de conta - Iran Lamego.
Laboratório II: Eu conto, tu contas, ele(a) conta - Evany Nascimento
Laboratório III: Leitura de imagens em performances - Odacy Oliveira
Laboratório IV: Releituras em cliques - Sídney Silva.


O laboratório Eu conto, tu contas, ele (a) conta..., explorou o universo da contação de história a partir da Literatura Infantil, explorando também outras linguagens artísticas como a música, numa experiência transdisciplinar. Foi construído a partir de experiências em atividades com crianças, jovens e adultos (educadores ou não). Foi uma atividade vivenciada com dinâmicas como: 

CANTINHO DE LEITURA - Organização de um cantinho com cópias de capas de livros, trechos de poesias, imagens, palavras... E abaixo os livros dispostos, juntamente com cds e dvds.

TAPETE MÁGICO - Pano com vários livros de literatura infantil estimulando os participantes a ficarem em roda e participarem da mediação de leitura e contação de histórias.

UMA HISTÓRIA SEM PÉ NEM CABEÇA - Atividade para brincar com os livros, a entonação, a leitura. Todos em círculo, cada um escolhe um livro e um trecho do livro. Alguém começa e cada um vai lendo seus trechos como se fosse uma história. 

HISTÓRIA CONTADA E CANTADA - Contação com utilização de instrumento musical e pequenos objetos. Contamos a história da coca, que tem trechos narrados e outros cantados e o flautista de Hamelin, que tem uma paródia no final. E ouvimos outras histórias. 

Ao final do laboratório montamos uma apresentação com uma sequência com as frases que iniciam as histórias (era uma vez, há muito tempo, numa terra bem distante...), seguido de uma música que conta uma história (era uma casa muito engraçada...), finalizamos com os finais das histórias (e foram felizes para sempre...) e ainda fizemos um canto dramatizado com uma música que fala dos contos de fada. A ideia maior era diversão. O contador de histórias precisa também se divertir com o que está fazendo.

O material utilizado para este laboratório está disponibilizado, na íntegra, no slide share:

A partir desta experiência com um grupo de professores e estudantes de teatro, o laboratório começou a ser  reformulado. Então, o próximo já não será igual a este. Os participantes trouxeram contribuições e questionamentos para repensar e melhorar as práticas apresentadas.


Então é isso... entrou por uma porta, saiu pela outra. o rei, meu senhor, que me conte outra.

A mala da contadora de histórias

O cantinho de leitura montado em um canto da sala.

Tapete mágico

Canto dramatizado

A turma de contadores de história

Folder do evento

Comentários

  1. Parabéns Evany, foi uma oficina ótima, eu percebi só assistindo a apresentação de vocês! Parabéns

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  2. Que bom que gostou Anne! Agora precisamos fazer uma oficina dessas com o seu grupo. Já estou fazendo as modificações. A próxima será bem melhor!

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