NHAMUNDÁ - uma viagem para o interior do Amazonas - A chegada! (18/07/2025)

Ao chegarmos em Nhamundá, deixamos as bagagens no hotel, um banho rápido e saímos pra comer alguma coisa na pracinha/praça de alimentação que fica quase na frente do hotel. Parece que esse vai ser o nosso espaço de refeições durante essa semana. Fizemos fotos pra compartilhar essas primeiras impressões sobre a cidade.

Nós e o símbolo da cidade, o tucunaré.

Fizemos essa foto clássica com a escultura do tucunaré que é o símbolo da cidade. No mês de outubro acontece a Festa do Tucunaré. No Amazonas, em todas as cidades tem uma festa típica. Nhamundá realiza a sua homenageando esse peixe lindo e delicioso. Durante os festejos acontece o concurso de pesca esportiva, desafiando os participantes a pegarem o maior tucunaré da competição. Também tem shows, gastronomia e outras atrações. Particularmente adoramos tucunaré, na caldeirada, escabeche ou mesmo frito. Espero que possamos saborear por aqui, nesse mês de julho.


A foto clássica das cidades

Sim, na chegada já amamos Nhamundá. Gosto dessa coisa de tudo ser perto e o percurso poder ser feito a pé. Na orla, encontramos esse letreiro que tem em outras cidades. Uma paisagem instagramável com o Rio Nhamundá ao fundo. 

Embarcações na orla de Nhamundá

Uma das coisas legais de estar nesse espaço da orla das cidades, além de ficar olhando a imensidão do rio, o esplendor dos fins de tarde e do amanhecer, é identificar os diferentes tipos de embarcações. Admiro demais a capacidade humana de construir esses meios de transporte. Por aqui ainda se vê a técnica artesanal da construção dessas embarcações em madeira. 


Embarcações diversas na orla de Nhamundá




Orelhão de Tucunaré

Você ainda lembra do orelhão? Bem antes de existirem os telefones celulares as pessoas iam para as ruas fazer ligações nos telefones públicos. E eles ficavam nessa "casinha" para proteger do sol e chuva e para melhorar a acústica durante as ligações. Usei muitas fichas para conseguir falar com parentes e amigos. E encontramos essa peça rara em Nhamundá. O telefone não funciona, mas a caixa em formato de tucunaré permanece tentando embelezar o espaço. Virou peça decorativa.


Tucunaré, símbolo da cidade de Nhamundá

 E viva o tucunaré! Foi o que ficou marcado nesse dia de chegada na cidade de Nhamundá!



Comentários