POEMINHAS - Da série "Um poema por dia"

 Eu sempre gosto de trabalhar com séries de produções. De tempos em tempos eu invento alguma coisa pra criar em série: já fiz alfabeto capitular com grafismo, já fiz um grafismo por dia, já fiz desenhos do cotidiano e agora iniciei a série Um Poema Por Dia

Eu simplesmente olho para as coisas que me rodeiam e procuro sintetizar em palavras e com uma imagem ilustrativa. Às vezes a imagem vem antes, provocando a reflexão, às vezes a imagem vem depois, pra complementar o pensamento.

É um exercício de dizer muito em poucas palavras, em oposição à minha prática de escrita poética que é altamente descritiva. Sendo assim, me lancei um desafio. E vou trazer aqui os cinco primeiros poeminhas da série e comentar como nasceram.


Parede nua - Evany Nascimento

Parede nua. Foto da minha parede revelando que preciso cuidar desses detalhes da casa. Olhei, identifiquei alguma beleza, fotografei e escrevi. 
 

Raízes - Evany Nascimento

Raízes. Primeiro eu fiz o desenho, relembrando a árvore que eu fazia quando era adolescente e depois, escrevi o texto. Árvore me lembra sempre a ideia de raízes, coisas fortes, arraigadas, fundamentais.


2021 - Evany Nascimento

2021. Aqui eu pensei em escrever uma síntese do dia e do período que vivemos e que parece se repetir todos os dias. Depois, fotografei a capa da minha agenda. Eu não tinha pensado em um título, que geralmente surge depois do poema escrito. Então, quando olhei a foto, vi que o título já estava lá.
 

A rua e o rio - Evany Nascimento

A rua e o rio. Esse poema surgiu depois de eu ver algumas reportagens sobre os alagados em Manaus e no Amazonas, durante essa cheia de 2021 que promete bater um novo record. Lembrei da nossa necessidade de transitar por esses espaços, sejam eles a rua ou o rio, como parte da nossa mobilidade amazônica. Veio o poeminha, rimado. A imagem eu peguei do aplicativo Canva, quando fui criar a publicação. 
 

Insônia - Evany Nascimento

Insônia. Relato baseado em fatos reais. Hoje realmente acordei de madrugada, às 5h30, e comecei a pensar nas pendências de trabalho que precisava resolver e que tinha me levado a dormir tarde na noite anterior. Levante e fui fazer anotações depois de organizar mentalmente algumas possibilidades. Resolvi escrever o poeminha e usar as minhas anotações como imagem. 


Evany Nascimento - registros do dia

E assim eu fico, nesses dias sombrios. Tentando encontrar sentido nas coisas, transformando o que me acontece em poesia. Escrever poesia é uma forma de existir e resistir!

Comentários