O Menino que sabia sonhar

O Musical
O musical O menino que sabia sonhar, foi um projeto realizado com alunos do 6º ao 9º ano de uma escola pública em Manaus/AM, no segundo semestre de 2009. O projeto consistia na formação de um grupo com coro e dança para o musical de encerramento das atividades da escola. Apenas 10% do que foi programado inicialmente, foi realizado. Nem por isso o projeto deixou de ter êxito.

O público
Os alunos da escola tinham, em sua maioria, entre 10 e 15 anos. Uma idade em que são agitados e um pouco agressivos, com muita energia para aplicar em atividades que a escola, muitas vezes não está preparada.

O repertório
Optei por um repertório que fugisse das canções tradicionais de Natal. E um tema inicial foi pensado a partir da realidade da escola: a adolescência. Esse tema se transformou em o menino que sabia sonhar. Então, busquei no meu repertório conhecido, algumas canções onde aparecia a figura do menino que parecia com aqueles meninos da escola e seus sonhos.

A canção cujo vídeo foi postado aqui, cantada pelo Fábio Jr., foi a que teve maior aceitação do grupo e foi escolhida para encerrar a apresentação. É uma música que explora de forma simples uma voz solo e o coro. Traz uma mensagem de paz enfocando o Natal de forma mais singela, na figura do menino. Boa pra lembrar essa presença do Deus-Menino, que não escolhe raça ou cor, nem religião e que convida para um abraço.

As imagens
As imagens todas foram baixadas do Google e inspiradas principalmente na letra da música. Procurei também incluir imagens que fossem significativas para o grupo, como as que eu via nas capas de cadernos, mochilas e outros ítens do material escolar. Bem como inspiradas em gestos que eles comumente faziam, como o coração juntando as duas mãos. A imagem do abraço prevaleceu, como um estímulo à afetividade em oposição à agressividade.

Os resultados
O coral se apresentou em um único dia, em cinco sessões com sala cheia. Sucesso de público e de crítica! A apresentação foi feita à capela e com a projeção dos vídeos (algumas músicas foram editadas com imagens), para um público que assistia e se emocionava, porque quem cantava estava igualmente emocionado.

Todo o processo de ensaios e apresentações foi fotografado e posteriormente, editado em vídeo também. Ao final do projeto, cada aluno participante e todos os professores, receberam um dvd com os vídeos exibidos.

É uma ideia interessante esse casamento do coral com os vídeos simples, produzidos no movie maker.
É possível fazer!

Segue o link do vídeo com a música O menino, numa interpretação gostosa do Fábio Jr.
Fica aí, a minha mensagem de fim de ano!

Espero que gostem!
inté!

http://www.youtube.com/user/evagatilde#p/a/u/0/DAvWrR_9KM8

Comentários