Retrospectiva Literária 2020

 

Livros lidos em 2020
 

A literatura é um universo de encanto, descobertas, magia, emoções, conhecimento. É uma das formas mais sublimes de manifestação da arte e da criatividade humana. Ela nos salva de muitos abismos! E foi nessa perspectiva que mergulhei no meu Desafio Literário nesse ano de 2020.

O Desafio Literário surgiu em 2017, quando me comprometi em ler todos os meus livros de literatura que estavam na prateleira, mais os que eu estava adquirindo em virtude da disciplina de Literatura Infantojuvenil, no Curso de Letras da UEA. Mas eu estava com todas as leituras atrasadas, o Desafio me vencendo. E eis que chega o ano de 2020, a pandemia da Covid19, a necessidade de ficar em casa, trabalhar em casa, manter-se isolada em casa. Eu precisava focar em alguma coisa além do trabalho para não cair nas crises de ansiedade, tristeza e depressão. E voltei minhas energias para a literatura. Eu não saí de casa, mas viajei muito com cada livro que li.

Estava lendo três ou quatro livros ao mesmo tempo e defini tipos de leitura que eu precisava dar conta: infantojuvenil, literatura universal, clássicos, teóricos... Eu me dedicava às leituras geralmente à noite, antes de dormir e nos finais de semana (sábado e domingo). Os livros mais relacionados com o trabalho eu lia durante a semana, no primeiro horário da manhã. 

E agora, findando o ano, tenho essa lista pra mostrar pra vocês! No total foram 74 livros lidos.

Literatura Infantil

Livros lidos de literatura infantil.

Adquiri várias obras porque novamente estava com a disciplina de Literatura Infantojuvenil, o que me fez ler mais nessa linha e ainda aumentar o repertório para a disciplina de Arte e Educação, no Curso de Pedagogia. Alguns desses livros eu ganhei outros eu comprei pela Amazon. 

Lidos:

1. O mistério da Biblioteca - Martin Widmark/Helena Willis.

2.  A menina que odiava livros - Manjusha Pawagi/Leanne Franson (ilustrações).

3. Brasileirinhos da Amazônia - Lalau e Laurabeatriz.

4. Fábulas recontadas por Monteiro Lobato - ilustrações Rubem Filhos.

5. O mundo azul de Samuel - Nyedja Gennari/Romont Willy.

6. Da minha janela - Otávio Júnior.

7. Direitos do Pequeno Leitor - Patrícia Auerbach/Odilon Moraes.

8. Amoras - Emicida/Aldo Fabrini (lustrações).

9. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigos - Emicida/Aldo Fabrini (ilustrações).

10. Sentimentos - Núria Roca (Coleção Carambola).

11. Família - Núria Roca (Coleção Carambola).

12. Diversidade - Núria Roca (Coleção Carambola).

13. Amizade - Núria Roca (Coleção Carambola).

14. A menina dos livros - Oliver Jeffers/Sam Winston.

15. Se os tubarões fossem homens - Bertolt Brecht/Nelson Cruz (ilustrações).

16. O muro no meio do livro - Jon Agee

17. O incrível menino devorador de livros - Oliver Jeffers

* Lendo: Contos de Fadas de Andersen - Obra completa, Editora Garnier.

Literatura Indígena

Livros lidos de literatura indígena.

Este é um segmento que estou me dedicando com mais atenção e pretendo intensificar as leituras no próximo ano. Mas já foi um bom começo, aproveitando uma aquisição maior de exemplares e ampliando o acervo que eu já possuía. Li para preparar as aulas sobre a temática, na disciplina de Literatura Infantojuvenil. Adquiri a maioria desses livros na Livraria Maracá.

Lidos:

1. Canumã: romance munduruku - Ytanajé Coelho Cardoso.

2. Flor da Mata - Graça Graúna/Carmen Bardi (ilustrações). 

3. Tupany, um meniino Mawé - Tiago Hakiy/Fê (ilustrações).

4. Curumum - Tiago Hakiy/Andréia Vieira (ilustrações).

5. Guaynê derrota a cobra grande - Tiago Hakiy/Maurício Negro (ilustrações).

6. O canto do uirapuru - Tiago Hakiy/Taisa Borges (ilustrações).

7. A pescaria do curumim e outros poemas indígenas - Tiago Hakiy/Taísa Borges (ilustrações).

8. A origem dos bichos - Tiago Hakiy/Catarina Bessell (ilustrações).

9. Um curumim, uma canoa - Yaguarê Yamã/Simone Matias (ilustrações).

10. Contos da Floresta - Yaguarê Yamã/Luana Geiger (ilustrações).

11. Pequenas Guerreiras - Yaguarê Yamã/Taisa Borges (ilustrações).

12. Olho d´água: o caminho dos sonhos - Roni Wasiry Guará/Walther Moreira Santos (ilustrações).

13. A árvore da vida - Roni Wasiry Guará/Carla Irusta (ilustrações).

14. Mondagará: traição dos encantados - Eoni Wasiry Guará/Janaína Tokitaka (ilustrações).

15. Historinhas de animais - Jaime Diakara.

16. O cão e o curumim - Cristino Wapichana/Taisa Borges (ilustrações).

17. Sapatos trocados: como o tatu ganhou suas grandes garras - Cristino Wapichana/Maurício Negro (ilustrações).

18. Como surgiu: mitos indígenas brasileiros - Daniel Munduruku/Rosinha (ilustrações).

19. Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena - Olívio Jekupé/Maurício Negro (ilustrações).

* Lendo: A queda do céu: palavras de uma xamã yanomami - Davi Kopenawa e Bruce Albert.


Clássicos e outros

Livros lidos - clássicos de todos os tempos.

 
Estou me empenhando também em ler os clássicos de todos os tempos que eu já deveria ter lido na adolescência mas que não tive oportunidade. Então, junto com as outras leituras estou incluindo um desses livros, já que tenho uma pequena coleção da Editora Zahar, em capa dura, lindos!

Lidos:

1. Pontos de fuga (o 2º livro da trilogia O lugar mais sombrio) - Milton Hatoum.

2. Becos da Memória - Conceição Evaristo.

3. Viagem ao centro da terra - Jules Verne.

4. O corcunda de Notre Dame - Victor Hugo.

5. Os trabalhadores do mar - Victor Hugo. 

* Lendo: As mil e uma noites - Vol. 1 - Editora Nova Fronteira.

Tolkien

Livros lidos do Tolkien.

 
A grande obsessão do ano foi a leitura direcionada de Tolkien. Posso dizer que esse ano eu descobri como esse autor é fantástico! Ainda tenho outros livros dele para ler. Adquiri quase todos pela Amazon.

Lidos:

1. O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien.

2. A queda de Artur - J.R.R. Tolkien.

3. Árvore e Folha -  J.R.R. Tolkien.

4. Tom Bombadil -  J.R.R. Tolkien.

5. Sr. Boaventura -  J.R.R. Tolkien.

6. J.R.R. Tolkien: uma biografia - Humphrey Carpenter.

* Lendo: O Silmarillion - J.R.R. Tolkien.

Livros teóricos

Livros lidos de abordagem teórica: Armando Silva e Calclini.

 
Algumas leituras obrigatórias, de estudo e pesquisa são bem agradáveis. E este é um novo desafio que preciso intensificar também para o próximo ano. Escolhi o tema do meu grupo de pesquisa Intercidade, para a sequência de leitura. E iniciei em agosto outra assinatura da TAG, agora no segmento de gerenciamento de projetos. O primeiro livro foi "O poder dos momentos".

Lidos:

1. O poder dos momentos - Chip Heath & Dan Heath.

2. A identidade cultural na pós-modernidade - Stuart Hall.

3. Consumidores e Cidadãos - Néstor Garcia Canclini.

4. Culturas híbridas - Néstor Garcia Canclini.

5. Imaginários, estranhamentos urbanos -  Armando Silva.

6. Atmosferas urbanas: grafite, arte pública, nichos estéticos - Armando Silva.

7. Álbum de Família - Armando Silva.

* Lendo: Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica - Peter Burke.

TAG

Livros lidos da TAG.

 
Sou assinante da TAG desde agosto de 2016, mas até então havia lido poucos livros. Pra ser exata, apenas seis livros. E resolvi retomar a leitura na sequência. Valeu muito a pena, porque é uma experiência de leitura riquíssima, que nos coloca em contato com escritores de diferentes lugares e assim, nos oportuniza conhecer diferentes tempos e culturas. Cada livro é uma grata surpresa! Eis o resultado.

Lidos:

01. Pady Clarke Ha Ha Ha - Roddy Doyle.

02. A louca da casa - Rosa Monteiro.

03. Vitória - Joseph Conrad.

04. A câmara sanguenta - Angela Carter.

05. Os Irmãos Sisters - Patrick de Witt.

6. O Leopardo - Giuseppe Tomasi di Lampedusa.

7. Limonov - Emmanuel Carrère.

8. Uns e outros - Org. Helena Terra e Luiz Ruffato.

9. Ragtime - E. L. Doctorow. 

10. Quase memória - Carlos Heitor Cony.

11. As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta. 

12. As três Marias - Rachel de Queiroz. 

13. A Praça do Diamante - Mercê Rodoreda.

14. Só garotos - Pati Smith.

15. Undergound Railroad: caminhos para a liberdade - Colson Whitehead.

16. Tempo de migrar para o norte - Taybe Salih.

17. Voragem - Junichiro Tanizaki.

18. As últimas testemunhas - Svetlana Aleksiévitch. 

19. A promessa/A pena - Friedrich Dürrenmatt.

20. Eu sei porque o pássaro canta na gaiola - Maya Angelou.

* Próximo: O deserto dos tártaros - Dino Buzzati.

Os registros

Diários e cadernos para registrar as leituras.

 
Eu sempre mantive meus cadernos de registro. Atualmente tenho um caderno de registro desde quando comecei o desafio literário e o primeiro livro lido e registrado no Desafio foi "O Hobbit", do Tolkien. Tenho também o "Diário de Leituras" da TAG especialmente para o registro dos livros desse Clube. E ainda um caderno com a lista de todos os livros que eu li até o momento.


 

Cadernos de registro de leitura.

Espero não perder essa prática. Adoro meus cadernos! Eu registro as informações básicas sobre cada livro e as minhas impressões de leitura. Algumas delas eu já transcrevi aqui para o Blog, outras, estão aguardando eu ter mais tempo para compartilhar.


Retrospectiva literária 2020.

E essa foi a minha retrospectiva literária de 2020! Que os livros continuem me salvando da loucura, do pânico, do medo e da ignorância!

Experimentem também!

Comentários