Um livro sobre Maria Madalena

Maria Madalena, de Michael Haag
Comprei esse livro dia 25/11/2018 e comecei a ler no mesmo dia. Concluí hoje, dia 03/03/2019. Demorei muito porque em determinado momento, eu fui ficando cansada. Mas depois que retomei, concluí bem rápido as 340 páginas. Fiz muitas marcações de passagens que me intrigaram e me instigaram a pensar sob novas perspectivas.

Como não pretendo resenhar, nem falar demasiado sobre o conteúdo, vou destacar apenas algumas observações muito particulares da minha leitura. Segue.

O porquê da compra. A capa me chamou atenção! E o tema também! Especialmente por se tratar de uma figura feminina muito forte e que eu pouco conhecia. Por eu ter assistido o filme e lido O Código da Vince, acreditava que aqui encontraria mais informações sobre essas teorias.

O autor. Michael Haag é historiador e escritor nova-iorquino, que mora em Londres. Autor de outros livros que tratam sobre temas cristãos e medievais. Inclusive outro que aborda as relações históricas de outra obra do Dan Brow, Inferno.

A narrativa.  Gostei demais! A princípio parecia cansativa porque minha ansiedade me fazia querer logo a história da Madalena. Mas o autor vai tecendo o enredo com combinações de referências literárias, bíblicas e históricas para apresentar o contexto, as pessoas, as crenças, os mitos, a forma de pensar que cercaram essa personagem tão enigmática da história. De uma forma cronológica e helicoidal, os fatos vão se complementando e sendo ressignificados ao longo do texto. Muito informativo!

Os impactos. Para mim, que sou cristã católica, foi ótimo para repensar a Bíblia e o cristianismo sob outras bases e leituras. É uma narrativa que nos faz pensar e rever nossas crenças.

Os achados. O principal foi perceber a lógica dos discursos apresentada pelo autor. Como o papel de Maria Madalena vai sendo construído e descontruído, ao longo do tempo.

Novos desejos. Fiquei com muita vontade de ler mais sobre o culto de Isis e o sagrado feminino, e o livro A Invenção das Tradições, do Erick Robsbaw, porque acredito que tem muito a ver com essa lógica discursiva usada por Haag. Também fiquei pensando em fazer um infográfico para entender melhor as construções apresentadas sobre Maria Madalena. Seria um projeto fabuloso!


Para saber mais:
1. Entrevista com o autor, onde ele fala sobre o livro:
https://oglobo.globo.com/cultura/livros/em-livro-historiador-americano-mergulha-na-trajetoria-de-maria-madalena-22525982


2. Neste link é possível ler o livro quase todo:
https://books.google.com.br/books/about/Maria_Madalena.html?id=fU1LDwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

3. Para quem quiser, pode acessar essa resenha bem completa do livro:
 https://rainhastragicas.com/2018/08/05/em-busca-da-face-oculta-de-maria-madalena-resenha-da-obra-de-michael-haag-2018/ 

Comentários