PARA LER NAS FÉRIAS (a desculpa para comprar 6 livros)

Mary Poppins, Lázaro Ramos, Anne Frank, Michelle Obama e Frida. 

Hoje, 30 de janeiro de 2019, tive mais um surto de consumo na livraria Leitura e comprei 6 livros com a justificativa teórica de que vou ler nas férias (quem nunca fez isso?). Vale a pena dizer que só terei, na verdade, 13 dias de férias. Mas, ainda na livraria, fui questionada por um amigo sobre o porquê desses livros e tive que dizer um a um os meus motivos. Então, resolvi fazer essa postagem para compartilhar com outras pessoas as razões das minhas escolhas. E depois de cada livro lido, retornarei com os comentários individuais.

Razões para comprar:

1. Mary Poppins - P.L.Travers, 229 pág. edição de bolso da Zahar, 2018. R$ 30,26
Há pouco tempo eu assisti o filme e achei muito poético. Quando vi o livro ali exposto, uma emoção me invadiu. Eu precisava ler! Tô acumulando a experiência de ler obras que viraram filmes e vice-versa. Vi que foi publicado em 1934, período entre guerras. E também porque já tenho uma pequena coleção dos clássicos da Zahar e estou sempre em busca de ir completando.

2. A volta de Mary PoppinsP.L.Travers, 335 pág. edição de bolso da Zahar, 2018. R$ 30,29
Ah, quem não gosta de curtir a parte dois dos livros legais? Espero que este seja assim. No mais, seguem todas as justificativas já descritas acima.

3. Na minha pele - Lázaro Ramos, 147 pág. editora Objetiva, 2017. R$ 34,89
Só porque eu li uma matéria que dizia que em Salvador, um grupo de pais se posicionou contra este livro ao vê-lo na lista de obras que a escola indicava para compra. Muitos comentários grotescos e racistas. Então, eu quero ler para argumentar. E também, porque ao folhear o livro, acredito que vai me ajudar a pensar melhor sobre o que é ser negro nesta sociedade brasileira que temos. Eu sou mestiça, mais para índia do que para negra. Tenho amigos e alunos negros. Quero saber, na  visão do Lázaro Ramos, que eu já admiro como ator, o que é estar na pele negra. 

4. Recordando Anne Frank - Miep Gies e Alison Leslie Gold, 221 pág, editora Gutemberg, 2017. R$ 36,64
Depois de ler O Diário de Anne Frank, eu fiquei muito impactada. E atualmente iniciei uma maratona de leitura de livros de literatura que tratam da ocupação nazista. Então, esse  é mais um deles. E porque assisti ao filme Escritores da Liberdade, também baseado em um livro e uma história real, em que a professora pede aos alunos que escrevam cartas para a Miep e ela vai visitá-los na escola. Dá muita vontade de conhecer essa mulher tão corajosa! E pelo livro mais recente que li Sem lugar no mundo, sobre uma livreira fugindo da ocupação nazista. Ela cita as pessoas que a ajudaram e todos os perigos que cada um deles enfrentou. Ainda assim, muita gente era contra as atrocidades nazistas e escondia os perseguidos. Em meio a tanto horror, faz bem conhecer mais sobre pessoas humanas!

5. Minha história - Michelle Obama, 440 pág. editora Objetiva, 2018. R$ 55,62
Li que esse livro já é um best seller nos EUA desde que foi lançado, no ano passado. Mas não é exatamente isso que me leva a comprar e querer ler um livro. Mas me interessei pela história da Michelle. Folheei o livro, vi algumas fotos, e a primeira impressão que se tem é que ela arrastou o Obama para o sucesso. A escrita dela é clara e muito tranquila. Será uma leitura fácil. E também outra visão de como ser negro em outro país. E claro, é a biografia de uma mulher poderosa!

6. Frida: a biografia - Hayden Herrera, 620 pág. editora Biblioteca Azul, 2011. R$ 59,75
Ah, gente, é a Frida! Já li outra biografia curta dela e uma em quadrinhos. E também comprei um livro que aborda o relacionamento dela com o Trotsky, mas este ainda não li. Assisti ao filme e fiquei também impactada com essa mulher tão à frente do seu tempo, tão poderosa, tão frida! Quando folheei o livro (publicado originalmente em 1983), vi que a  Hayden é historiadora da arte, então, deve ter passagens ótimas sobre o trabalho da Frida e dos artistas com os quais ela conviveu. Sem falar que deve ser incrível uma estudiosa da arte falando sobre uma artista. E também por esse livro ter tido uma repercussão grande que fez com que a própria artista voltasse aos holofotes.

Então é isso, as razões para comprar podem ser as mais diversas. O importante é ler!







Frida Kahlo, Michelle Obama, Anne Frank, Mary Poppins e Lázaro Ramos

* As compras foram realizadas na Livraria Leitura, Amazonas Shopping, em Manaus. E eu tenho 10% de desconto por ser professora.

Comentários