O Livro Selvagem

O Livro Selvagem

O Livro Selvagem me conquistou desde o primeiro capítulo. Pela capa julguei que seria uma leitura bem recreativa, rápida e divertida mesmo. Mas no primeiro capítulo me emocionei e aí eu parei... Nossa! Essa história vai ser muito boa! E foi! Mas vamos por partes.

A aquisição. Descobri esse livro na Livraria Leitura ao procurar títulos com as palavras "livro", "livraria" e "biblioteca" no título. Isso faz parte da minha pesquisa sobre o tema Biblioterapia. E no final das contas, o livro tem a ver com isso mesmo. "As bibliotecas são locais afastados onde qualquer um pode se sentir muito solitário. Que divertido seria estar em um lugar que fosse metade biblioteca, metade farmácia! Um local onde fosse possível conversar, saber o que acontece na cidade e, ao mesmo tempo, ler. Um local onde a imaginação fosse parte da realidade. Um lugar com remédios para as doenças que se curam com comprimidos e para as que se curam com livros" (pág. 182)

A leitura. Li em uma semana, à noite. Foi bem fácil de ler! Mas me exigiu um lápis marcador e post it para destacar os trechos que me chamaram bastante atenção. Frases que quero usar como epígrafes em alguns escritos ou que simplesmente não quero perder de vista porque são inspiradores. Falam da magia dos livros e do poder que eles tem em despertar os diversos tipos de leitores que existem em nós. Dá vontade de listar todas as categorias de leitor e de livros que vão aparecendo (vou fazer isso!).

"Uma biblioteca não é para ser lida por completo, mas sim para ser consultada. Os livros estão aqui para o caso de serem necessários. Li minha vida toda, mas há muitos assuntos sobre os quais não sei nada. O importante não é ter tudo na cabeça, e sim saber onde encontrar uma informação. A diferença entre um arrogante e um sábio é que o arrogante só aprecia o que já sabe, enquanto o sábio busca o que ainda não conhece". (pág. 34)

"Você acha que decidiu comprar um determinado livro, mas na verdade foi ele que se colocou ali para que você o enxergasse e se sentisse atraído. Os livros não querem ser lidos por qualquer pessoa, mas sim pelas melhores, por isso procuram seus leitores". (pág. 37)

"Há pessoas que acham que entendem um livro só porque sabem ler. Eu já disse que os livros são como espelhos: cada pessoa encontra neles aquilo que está em sua própria mente. O problema é que você só descobre que existe isso dentro de você quando lê o livro certo. Os livros são espelhos indiscretos e arriscados: fazem com que as ideias mais originais saiam da sua cabeça e trazem à tona outras novas, que você não sabia que tinha. Quando você não lê, essas ideias ficam presas dentro da sua cabeça e não servem para nada". (pág. 75)

A história. Não vou escrever mais do que aparece na contra-capa do livro por medo de estragar as surpresas da leitura, então vou só transcrever para instigar os futuros leitores:

"Juan não imaginava que as férias na casa do tio Tito seriam tão emocionantes. Afinal, como é que ele poderia aproveitar o verão ao lado de um sujeito estranho que só convivia com livros e gatos?

Assim que chegou àquele lugar que mais parecia um labirinto do que uma casa, o garoto descobriu que tinha uma missão especial: deveria encontrar O livro selvagem, uma obra que não se deixava ler, se escondendo daqueles que tentavam dominá-lo.

Por que o livro resistia à leitura? Qual seria a mensagem que trazia? E por que Juan era a pessoa certa para buscá-lo? Para responder a essas perguntas, ele vai ter de mergulhar no universo empoeirado da biblioteca do tio, povoado por livros bons, maus, "livros piratas" e "livros de sombras", que podem se movimentar pelas prateleiras e criar suas próprias histórias - histórias bem diferentes e, ao mesmo tempo, um tanto parecidas com a da vida dele".

Destaques. Da leitura eu destaco a ideia de que nós melhoramos os livros ao lermos e ao mesmo tempo nós nos melhoramos, vamos nos tornando leitores melhores. E também sobre a ideia do livro que escolhe o leitor, que se permite ou não ler. Me fez pensar de uma forma diferente e até chegar à conclusão de que já tive em minhas mãos vários "livros selvagens". Alguns eu domei outros permanecem escondidos na minha biblioteca.

Juan Villoro
O autor. Juan Villoro é mexicano, nasceu em 24 de setembro de 1956. Além de infanto juvenil, escreve novelas, contos, teatro, ensaios e crônicas. Ganhou vários prêmios! E para maiores informações, pode ser consultada a sua biografia.

A edição. O livro foi publicado em 2008, mas esta edição é de 2011, da Seguinte, "o selo jovem da Companhia das Letras". E está classificado como literatura juvenil. Mas é uma leitura que vale para qualquer idade, se a pessoa gosta desse mundo mágico dos livros e bibliotecas.



Comentários