PROJETO CIRCULANDO

Projeto Circulando - Foto de capa.

Sabe aquele livro que você leu, gostou (ou não), se emocionou, reviveu, viajou... e depois foi parar na sua estante? Alguns livros viram acervo para outras atividades. Alguns livros você pode querer guardar para reler. Mas alguns livros podem circular. Foi pensando nisso que surgiu a ideia do projeto Circulando. E também porque, ao aderir ao Desafio Literário, adquiri muitos livros infanto-juvenis de escritores contemporâneos, o acervo pessoal aumentou e fiquei pensando em desapegar, como já fiz em outras ocasiões.

Projeto Circulando - Marca oficial.



A marca do projeto foi criada pelo estudante de Design, Bosco Leite. Ele procurou dar à leitura uma ideia de diversão, cor, e o circular como um carrossel, uma brincadeira mesmo. É o que pensamos sobre a literatura infanto juvenil. Sobre como ela poderia ser apreciada, com prazer.







Bosco também produziu o material gráfico para o Projeto, que consiste em uma ficha de identificação do leitor, que vai afixada nos livros que colocarmos para circular. A ficha nos remete à ideia das antigas fichas de empréstimos, comuns nas bibliotecas antes do sistema por código de barras. Pretendemos que as pessoas deixem seus nomes registrados e as datas, construindo assim uma história da circulação dos livros. Também temos um marcador de livro.

Projeto Circulando - Material gráfico. 

Projeto Circulando -
Marcador de livros.

O marcador de livros do projeto Circulando traz a marca da UEA - Universidade do Estado do Amazonas, uma vez que o projeto surgiu durante as aulas da disciplina de Literatura Infanto Juvenil, no Curso de Licenciatura em Letras, da Escola Normal Superior. Os empréstimos já estavam acontecendo durante a disciplina. O projeto veio para ampliar e oficializar a ideia. Por isso então, apresenta também a marca que foi criada para a disciplina, pela estudante de Design Clícia Vidal, que também é a autora da minha marca pessoal, que aparece no final do marcador (a história dessas marcas dá um bom post também).

Consideramos importante esse trabalho interdisciplinar envolvendo o Design e a Educação. Transformar as ideias em conceitos perceptíveis e de fácil associação, não é uma tarefa muito simples. Mas esses profissionais conseguem. E deixam a ideia da viagem pelas folhas dos livros, muito mais atrativa visualmente. É só parar para pensar quantas vezes nos deparamos com livros que nos encantam pela capa. 

E assim o Projeto foi oficialmente lançado no dia 24 de junho de 2016, durante a aula de encerramento da disciplina. E os primeiros a levarem os livros e darem início ao Circulando, foram os próprios alunos. 

Abaixo estão as fotos dos livros e seus leitores. 




Projeto Circulando - primeiros livros a circular.

Circulando - Branca de Neve
O acadêmico Alysson Siqueira fez a doação do livro Branca de Neve, em quadrinhos e quem ficou encantada e acabou levando o livro foi a Vick Moraes. 

Circulando - Como eu era antes de você.

Circulando - Eleanor & Park



















O prof. Valdemir Oliveira, escolheu a Laura e a Silvia, para se deliciarem com essas leituras e colocarem para circular também. Laura levou Como eu era antes de você e a Silvia ficou com Eleanor & Park.








Circulando - Diário de um banana
Circulando - Fala sério, Professor!

























Para fechar a festa de lançamento do projeto, o Marcos Daniel acabou levando, Diário de um banana, para se divertir no final de semana. E a Maria Eloyse, foi curtir o Fala sério, Professor

E assim foi o abre alas do Projeto Circulando, que segue com uma página no face, onde podem ser acompanhados os novos livros e seus respectivos leitores. A ideia é que quem recebe o livro do projeto, leia e faça circular, repassando para outra pessoa e fazendo um registro para a nossa página virtual, para sabermos por onde andam os livros e o que eles estão causando nos diversos leitores.

Nosso sonho é ampliar o projeto para além dos espaços da universidade. Para tanto, aceitamos doações. É só entrar em contato. E para saber mais detalhes, podem entrar em contato através da nossa página também. 

E vamos continuar CIRCULANDO diversão, magia e encantamento com e pela leitura infanto juvenil e todas as outras leituras que nos fazem viajar, encantar e nos dão prazer.



Comentários

  1. boa ideia, ótimo pensamento, assim mesmo, sempre me preocupei com os livros parados nas estantes.parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alessandro! Alguns livros podem circular e fazer a alegria de muita gente! Que bom que gostou do projeto! Continue acompanhando!

      Excluir
  2. Estou somente esperando chegar a minha vez para dá continuidade a esse projeto lindo e inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Então vamos dar continuidade ao projeto! Ficaremos aguardando a sua participação! Até mais!

      Excluir

Postar um comentário