A História das Coisas, de Annie Leonard

FICHAMENTO Nº 01
Estou publicando no blog as anotações que fiz sobre leituras diversas por conta do Doutorado ou por curiosidade mesmo. Começando com este livro que mexeu muito com minha concepção de cidadania e consumo. Vale a pena ver o vídeo e ler o livro na íntegra. O fichamento contém apenas alguns trechos que, no momento da leitura, foram significativos pra mim. Numa segunda leitura, certamente outras partes podem se destacar. Mas por hora, eis o que apresento publicamente. Segue o link para o vídeo e o fichamento completo, publicado na minha página do slideshare e disponível para download.
Anne Leonard
   
“Cientista ambiental, passou duas décadas rastreando o tráfico internacional de lixo, combatendo o descarte pela incineração e estudando a economia dos materiais nos mais de trinta países que visitou. Trabalhou com diversas organizações, como o Greenpeace e a Global Alliance for Incineration Alternatives (Gaia). Dirige o Projeto História das Coisas, que divulga, por meio de conferências e palestras em escolas, a ameaça à sustentabilidade da terra. Em 2008, foi eleita Herói do Meio Ambiente pela revista Time. Mora em uma comunidade de Berkeley, na Califórnia, com sua filha."
 Site: www.storyofstuff.com


    

LEONARD. Annie. A História das Coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.


Do que trata 
Discute do ponto de vista ambiental a cadeia produtiva da extração ao descarte, lançando questões sobre consumo sustentável que perpassa por ações individuais e políticas internacionais, defendendo que uma mudança no sistema só será possível passando antes por uma mudança de pensamento.

Como o livro foi organizado
O livro está dividido em cinco partes explicando do ponto de vista ambiental o funcionamento do sistema econômico: extração, produção, distribuição, consumo e descarte. Cada um deles com exemplos a partir das experiências da autora em diversos países e atuações em organizações. Antes de começar a falar sobre o sistema, explica os principais conceitos abordados ao longo do livro: coisas, consumidor/consumo, desenvolvimento, corporações, custos externalizados (preço x custo), orgânicos e sustentabilidade. Ao final apresenta possibilidades de soluções em larga escala a partir de experiências pontuais e uma lista de pequenas práticas individuais para um consumo mais ecologicamente consciente e sustentável.

Diálogos
Além das áreas ambientais, o texto dialoga com Engenharia de materiais, Design, Economia, Marketing e Publicidade, Políticas públicas internacionais, Gestão, Logística e organizações de base comunitárias.

Palavras-Chave Coisas – Consumidor – Consumo – Desenvolvimento – Corporações – Custo – Orgânicos – Sustentabilidade – Sistema complexo

Histórico do livro
O livro foi produzido a partir do projeto que a autora coordena chamado História das Coisas, no qual são realizadas pesquisas em vários lugares do mundo sobre a cadeia econômica. Como forma de divulgação do projeto foi criado o vídeo A História das Coisas, com milhares de acesso na internet. Depois do sucesso do vídeo veio o livro.
Link para o fichamento completo:
http://www.slideshare.net/evanynascimento/histria-coisas

Link para o vídeo A História das Coisas:
http://www.youtube.com/watch?v=eUE598K8oTQ

Comentários