Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como ler no doutorado

Esta lista de 22 dicas (até o momento desta publicação), começou como uma brincadeira, diante das exigências e da complexidade de uma leitura num curso de pós-graduação. E como minha pesquisa trata diretamente de análise do discurso, envolve a história das ideias, a exigência foi um choque. Passado o susto, comecei a retirar dos próprios textos e das observações dos professores em sala, alguns caminhos para facilitar a compreensão dos textos lidos.

Segue o resultado destas anotações. Estou aprendendo a ler ainda. Mas, essas questões estão me ajudando.

http://www.slideshare.net/evanynascimento/como-lernodoutorado

Apresento a seguir a lista (que segue comentada no link acima):

01. O que ler?
02. Por que ler?
03. O que o autor está dizendo?
04. Qual o argumento principal?
05. Por que ele está dizendo isso?
06. De onde ele está dizendo?
07. Ele concorda com quem?
08. Ele se opõe a quem?
09. Para quem ele está falando?
10. Quem ganha com as ideias dele?
11. Que leituras (interpretações) podem ser feitas?
12. Quem está lendo?
13. Onde o autor quer chegar?
14. Onde o leitor quer chegar?
15. Quando foi escrito?
16. Quando está sendo lido?
17. Que correntes teóricas estavam vigentes quando o texto foi escrito?
18. Que correntes teóricas estão vigentes no momento da leitura?
19. Que expressões são recorrentes no texto?
20. O texto está na língua original ou é uma tradução?
21. O texto foi organizado pelo autor ou é uma compilação póstuma?
22. Em que momento da sua produção o autor escreveu o texto?


Espero que essas dicas possam ajudar outros leitores.
Aceito sugestões!

Boa leitura!

inté!

Evany Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário