Postagens

Mostrando postagens de abril, 2015

Mapa de práticas educacionais inovadoras

Imagem
A matéria já tem um ano que foi publicada, mas é uma iniciativa muito boa de ação colaborativa em prol de uma educação com práticas diferenciadas. Vale pelas informações e pela ideia de também produzir por aqui uma organização das iniciativas realizadas. Porque com certeza nós temos. Copiado na íntegra do site: http://www.ebc.com.br/educacao/2014/03/mapas-reunem-praticas-educacionais-inovadoras-em-todo-o-mundo Mapas reúnem práticas educacionais inovadoras de todo o mundo Criado em  07/03/14 12h21  e atualizado em  07/03/14 12h59 Por  Portal Porvir PUBLICIDADE O mapa coletivo da educação alternativa Reevo, lançado pela ONG Redes de Pares, tem a intenção de colocar em contato organizações, escolas e pessoas (Reprodução/Site) Uma sala de aula da escola rural Lo de Mejía II, em San Juan Sacatepéquez, na Guatemala, foi transformada em museu, onde os alunos são incentivados a aprender pela experimentação. Objetos que as crianças da comunidade difi

E cidade e seus arranjos criativos

Imagem
Essa matéria é muito boa porque tem muitos projetos e iniciativas de uso da cidade e seus espaços públicos, numa estrutura colaborativa. Bom para pensar alternativas de educação. Copiado na íntegra do site: https://catracalivre.com.br/geral/invencoes-ideias/indicacao/sao-paulo-ganha-primeiro-mapa-de-arranjos-criativos-locais/ Brasil ganha primeiro mapa de arranjos criativos locais REDAÇÃO EM  23 DE ABRIL DE 2015 ÀS 16:09 Artigo Comentários Comentários do Facebook Pela primeira vez um mapa mostra quem são os produtores criativos de uma região brasileira.  A experiência começa na Vila Madalena, ponto de encontro em São Paulo de pessoas envolvidas com arte, música e cultura em geral. A ideia é disseminar o projeto pelas cidades brasileiras. Batizado de  Arranjos Criativos Locais , o mapa mostra mais de cem pontos do bairro que vão desde estúdios de tatuagem a restaurantes, de hostels a oficinas infantis. Este projeto faz um levantamento inicial de lugares q

A rua como espaço de aprendizado

Imagem
Bom para pensar a vivência como complemento à educação feita dentro da sala de aula. Instigante e orientador quanto a fundamentação teórica e as novas tendências para a educação contemporânea. Copiado na íntegra do site: http://porvir.org/destaque/rua-como-espaco-de-aprendizado-para-todos/20150416 A rua como espaço de aprendizado para todos Helena Singer, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, explica o que são territórios educativos 16/04/15 //  ESPAÇO PÚBLICO  //  ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO REDAÇÃO NA RUA Por Pedro Nogueira, do Portal Aprendiz Sem muros, uma escola se abre para a comunidade. Em simbiose com os demais equipamentos da região, com a rede de proteção à infância, com coletivos artísticos e organizações sociais, os habitantes desse local se articulam para garantir que a rua seja um espaço de aprendizado para todas as idades. A ideia de que só “os especialistas” detêm o conhecimento cai por terra e as pessoas que ali vivem adicionam suas experiênc

Educação e Espaço Público

Imagem
Um jeito diferente de pensar e fazer a educação. Preparando alunos para o Ensino Superior com um currículo que privilegia o aprendizado na rua. Matéria copiada na íntegra do site: http://porvir.org/porfazer/projeto-quer-conectar-educacao-acesso-a-cidade/20150407 Projeto quer conectar educação e espaço público Aula em movimento pretende reconhecer ambiente urbano como meio de construção do conhecimento e aprendizado coletivo 07/04/15 //  ESPAÇO PÚBLICO POR MARINA LOPES Ocupar museus, parques e ruas. Quem disse que a construção do conhecimento precisa estar restrita aos muros da escola? Com a proposta de se apropriar de diferentes espaços públicos, o  projeto Aula em Movimento,  da  Rede Emancipa , quer levar alunos pré-universitários para aprender com a cidade e discutir assuntos como história, geografia e cultura. Com 11 unidades espalhadas por escolas públicas de São Paulo, desde 2007 a Rede Emancipa oferece aulas gratuitas para estudantes que estão se preparando

Educação e Cidade: um espaço especial no blog

Há tempos venho desenvolvendo atividades educativas nas ruas e praças do Centro Histórico de Manaus, desde que concluí o projeto de pesquisa "Inventário e Catalogação de Obras de Arte em Logradouros Públicos do Centro Histórico de Manaus", em 1998. Neste mesmo ano comecei a falar dos espaços públicos em sala de aula e no ano seguinte, a levar os alunos para ver as obras destes espaços de perto. Depois veio um projeto desenvolvido na Escola Pública chamado de "Manaus de Todos os Tempos", especialmente para os alunos do Ensino Médio, isso a partir de 2000, quando fui efetivada como professora do Estado. Em 2003 comecei minha trajetória com o Ensino Superior e as atividades nas praças continuaram. Ultimamente tenho acompanhado algumas matérias que destacam projetos educativos que levam os alunos às ruas, aos espaços públicos. Que bom que estão começando a aparecer na mídia (ainda que seja esporadicamente). Muito bom descobrir ideias que dão certo, propostas inovad